Se comer é algo que você gosta e que lhe dá prazer, mas tem receio de engordar não precisa de ter medo, nem de “fechar a boca”. Precisa sim, de perceber que talvez tenha de fazer algumas alterações aos seus hábitos, como por exemplo, controlar melhor as quantidades de alimentos que consome. Hoje, ensinamos-lhe alguns truques que lhe podem ajudar relativamente a este aspeto:
– Coma devagar e de preferência sentado: se tiver estes 2 aspetos em consideração, vai ver que a velocidade com que come vai diminuir. Deste modo, consegue aumentar sua sensação de saciedade e com isto, ajudar a reduzir a tendência para comer maiores porções de alimentos. Além disso, ao comer devagar permite um maior fracionamento dos alimentos e produção de saliva, que contribui para um melhor processo da digestão.
– Come sem distrações: esta é outras das formas para garantir que come devagar e faze um tempo de refeição adequado. Em vez dos telemóveis, computadores e televisões aproveite antes o tempo das refeições para conviver com a família, amigos e colegas de trabalho. Assim, durante a conversa pode poisar o talher durante a refeição e garantir que faz pausas, assegurando um tempo de refeição mais adequado.
– Se te apetece muito algo come: Quando tem um desejo muito grande por determinado alimento não contorne com outro, coma, mas numa quantidade moderada. Caso contrário é bastante provável que não fique satisfeito(a) o suficiente com o outro alimento. Por consequência, a sua vontade mantém-se, acabando por fazer com que o coma mais cedo ou mais tarde e assim, em vez de comer algo que tanto queria em quantidades mais adequadas, acaba por aumentar aquilo que consome no geral.
– Opta for fazer snacks ou lanches ao longo do dia: se ficar sem comer durante muitas horas é mais provável que na altura das refeições principais acabe por ter mais apetite e acabe por comer mais quantidade do que desejaria para ficar saciado. Deste modo, evitar largas horas sem comer, através de pequenos snacks, como uma peça de fruta, um iogurte com frutos secos, uma bolacha marinheira/arroz/milho com um queijinho, ajuda-o(a) a promover uma maior sensação de conforto e saciedade no início das refeições principais.
– Usa o prato como o teu guia: para ter uma alimentação saudável e equilibrada deve após um prato de sopa, comer um segundo prato composto por uma fonte de proteína (carne/peixe/ovo/leguminosas/tofu/soja), HC (massa/arroz/batata), cada um ¼ do prato, e ainda hortofrutícolas a ocuparem a outra metade do Seu prato. Se recorreres a esta estratégia de usar o prato como um guia vais garantir que a tua refeição é equilibrada e adequada, ajudando-te a diminuir a vontade de repetir ou exagerar na quantidade das porções.
– Recorre a pratos mais pequenos, se necessário: se evitar repetir ou ter a sensação de um prato cheio for difícil para ti, porque não optar por um prato mais pequeno que o habitual? Recorrer a um prato mais pequeno vai permitir-lhe ter uma sensação de um prato cheio, embora com quantidades e porções mais reduzidas.
– Prepara/pede porções adequadas: se for frequente fazer refeições fora de casa aproveite para levar a sua marmita. Prepara-a com as porções adequadas e assim, será mais fácil ter uma maior noção das quantidades que consome e evitar que repete ou tenha a necessidade de as aumentar. Se não puder levar marmita ou preferir comer num restaurante ou cantina pede a quantidade que acha mais adequada ou acaba por partilhar com um amigo, assim pode experimentar mais e acaba por comer menos, só pontos positivos!
Se precisa de ajuda para saber que quantidades necessita, pode ser acompanhada pela nossa equipa em consulta de nutrição. Temos uma equipa especializada e pode fazer a sua marcação aqui.