Search
Close this search box.

6 dicas para uma alimentação saudável quando passa o dia todo a trabalhar

Hoje escrevo sobre um desafio comum a várias pessoas… como organizar a lancheira quando passamos o dia todo fora de casa, o que levar e como levar. Hoje em dia trabalhamos bastantes horas, andamos o dia todos stressados, andamos no trânsito, temos de chegar a casa e tratar do jantar, entre outras coisas por aí em diante… e depois acabamos por descurar o quê?! O que comemos! Ou seja muitas vezes não estamos organizados e acabamos por não levar nada para durante o dia, o que faz com que vamos comer ao café, almoçar ao restaurante, escolher um bolo do ´carrinho dos bolo´da empresa, ou mesmo optar por não comer nada…!

É um desafio?! É. É complicado a organização?! Pode-se dizer que sim! É possível?! De certeza.

Todos nós temos a nossa vida, todos nós temos os nossos compromissos e prioridades… mas se há coisa que temos de fazer todos os dias é comer! Por isso mesmo, NUNCA, mas NUNCA, deve deixar de ser uma prioridade. Mas claro, cada um com a sua opinião. Por isto mesmo, de que forma é que eu me organizo quando passo o dia todo fora de casa?! De que forma é que consigo manter uma alimentação saudável nesses dias?! Além disto, e nestes dias mais trabalhosos, se eu não levar as minhas marmitas, chego a casa ´morta´de fome e com vontade de comer este mundo e o outro… porque não me alimentei bem durante o dia.

  • Prioridade: O mais importante! Se a nossa alimentação não for uma prioridade para nós, nada feito! Podemos ter pouco tempo, podemos trabalhar muito, podemos ter filhos, podemos ter isto e aquilo… mas se for uma prioridade, vamos arranjar maneira de o fazer. Como já partilhei anteriormente, já fui para a cozinha às 00 fazer legumes porque não tinha para o dia seguinte… sabem o que é que eu digo sempre? E que é o meu lema? É A VIDA MARIA!
  • Alimentos em casa: Já falei deste tópicos diversas vezes, mas na verdade das coisas mais importantes. Porque caso não tenhamos os alimentos em casa, qual é a solução para uma lancheira saudável? Nenhuma! Por isso mesmo, podem ver nesta publicação quais são os alimentos que tenho sempre em casa e que não prescindo… e explico porquê… Posso não ter tempo para preparar um lanche todo xpto, mas se tiver um saco de frutos secos e fruta, é só agarrar e levar.
  • Lancheira grande: Pode parecer ridículo, mas faz toda a diferença. No meu caso, ando com a mochila do computador, com a mala do ginásio, com a balança e com a lancheira… se tiver que levar duas ou três lancheiras ninguém aguenta ahah Por isso mesmo, agora no natal o R. ofereceu-me esta lancheira, que eu já andava a falar nela há imenso tempo, porque dá para levar tudo e mais alguma coisa! Precisava mesmo de uma que me permitisse levar tudo, e coisas a mais, para estes dias em que estou fora. Preciso sempre de levar coisas a mais, do que sentir que me vai faltar comida! Desta marca, e a titulo informativo, com o código poetenalinha têm 10% em compras online.
  • Deixar preparado: Se sabem que amanhã vão passar o dia fora, já têm de fazer o jantar de hoje a contar com o almoço de amanhã… pelo menos é o que eu faço, porque eu ou como em casa, ou levo marmita (não gosto de gastar dinheiro em restaurantes a almoçar, para isso prefiro ir jantar fora no fim-de-semana). Se não fizerem isso é quase impossível.. eu pelo menos não queria muito ter de acordar mais cedo no dia a seguir para fazer o almoço (mas já aconteceu). A mesma coisa para os lanches… se querem levar iogurte, aveia e fruta, podem logo colocar no frasco ou na marmita… se querem levar panquecas, têm de as ter feitas… !
  • Quantidade grande: Se me seguem no facebook e instagram, percebem que quando vou para a cozinha, estou sempre com as mãos na ´massa´. Ou seja, se vou preparar o jantar, aproveito para fazer panquecas, bolachas, queques, cozer ovos, fazer legumes estufados (às vezes duas panelas)… e porquê?! Porque assim consigo garantir que tenho várias coisas preparadas. Ou seja, o meu pensamento é sempre ´já que vou para a cozinha, vou aproveitar para assegurar a minha semana toda´, e torna tudo bem mais fácil.
  • Relaxe: Se tem mais fome nesse dia porque se fartou de trabalhar, ou até porque lhe apetece algo de diferente, não complique. Já me aconteceu querer ir ao café comer um pão, e foi isso que fiz. Normalmente digo sempre na consulta de nutrição que se quiser ir lanchar ao café, pode ir, desde que escolha pão.. e não outros alimentos. Porque na maioria das vezes, fazemos do pão o vilão, mas não nos preocupamos com o chocolatinho à noite, com as bolachas à tarde, com a sobremesa quando jantamos fora… e na verdade isso é que temos de excluir do nosso dia-a-dia.

Um dia típico meu quando passo o dia fora:

  • Pequeno-almoço: Ovos com fruta | Panquecas com iogurte e fruta | Pão na frigideira + Iogurte
  • Meio da manhã: Frutos secos + 1 iogurte líquido | Frutos secos + 1 banana | 1 ovo cozido
  • Almoço: Sopa (ou então como fora) | Marmita com carne/peixe desfiado + Arroz/Massa/Batata/Feijão + Legumes salteados ou estufados ou salada (mais no verã0) + 1 peça de fruta
  • Lanche: Panquecas (levo na marmita) + 1 peça de fruta + Frutos secos | 1 queijo fresco + 1 peça de fruta | Iogurte + aveia + Fruta
  • 2º Lanche: Bolachas de arroz/marinheiras | 1 ovo cozido + 1 peça de fruta | Queijo fresco

Chego a casa e como logo a sopa… e depois janto normalmente… 🙂 Deixo-vos aqui algumas publicações que podem gostar:

Espero que vos tenha ajudado, e que apliquem estas dicas. Nós só não fazemos o que não quisermos, somos capazes de fazer tudo tudo tudo! Concordam com o que escrevi? Qual é a vossa opinião? Quais são as vossas maiores dificuldades? Que temas gostavam que abordasse no blog? Comentem! 🙂

Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Instagram, Youtube ? Além disso, para estarem sempre a par de todas as publicações, receitas e workshops, subscrevam as notificações no site, que é só carregar na campainha do lado direito em baixo na página principal do site. Para saberem informações sobre as consultas de nutrição ou marcações, é só enviar email para mariagama@poetenalinha.pt.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

Imagina aprender a planear refeições saudáveis e equilibradas, sem complicações e sem gastar uma fortuna!

É precisamente isso que te ofereço no meu workshop, e agora, com os bónus exclusivos de Black Friday:

  • – Ebook de receitas ,
  • – Aula de dúvidas e – partilhas
  • – Guia “Planeamento eficaz de refeições “

 

Clica em saber mais e garante já a tua vaga no nosso workshop online!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

2 Responses

  1. Olá leitora! Descubra o Método de Emagrecimento Utilizado Por Milhares de Mulheres, Para Perder de 5 a 10KG Em Apenas 17 Dias!
    Quer aprender a emagrecer ?
    Acesse esse link : bit.ly/queraprenderemagrecer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?