Já ouviste algum destes mitos?
E porque todos são relacionados com a perda de peso é importante esclarecer que de uma forma simples, o que provoca o ganho de peso é o facto de consumirmos mais calorias do que aquelas que gastamos.
- A sopa com batata engorda – Dificilmente se ingerem muitas calorias ao consumir sopa de legumes, seja ela com ou sem batata. O importante é comer a sopa!
- A cenoura cozida engorda – A cenoura é um hortícola que apresenta um valor energético reduzido. Quando a cenoura é cozida, apenas se acrescenta água e sal, o que faz com que não se adicionem quaisquer calorias.
- A banana engorda – A banana é uma fruta prática, versátil, económica e que deve ser consumida como todas as outras variedades, de forma diária.
- Emagrecer = Não comer hidratos de carbono – Os hidratos de carbono são os nutrientes a partir dos quais obtemos energia. A redução ou a exclusão destes na nossa alimentação pode provocar os “ataques de fome” em certas alturas do dia.
- Produtos light emagrecem? – Os produtos light estão obrigados a cumprir a seguinte regra: “redução de pelo menos 30% de um ou mais nutrientes em relação a um produto semelhante” (por exemplo, redução de 30% de açúcar/gordura em relação ao produto original). Isto não significa que o seu valor calórico seja reduzido, nem que se possa comer tal produto de forma livre.
- “Peixe não puxa carroça?” – Os portugueses têm o hábito de usar esta expressão quando se referem ao facto de não ficarem saciados durante muito tempo depois de uma refeição que inclua peixe. Isto poderá dever-se ao facto do peixe apresentar uma digestão mais rápida e/ou porque normalmente o peixe é cozido ou grelhado, apresentando assim menos quantidade de gordura. O peixe é interessante sob o ponto de vista nutricional, sendo apenas necessário fazer parte de um prato bem composto para dar a sensação de saciedade equivalente ao de um prato de carne.
- Água com limão emagrece – De uma forma simples, o que provoca a perda de peso é o facto de consumirmos menos calorias do que aquelas que gastamos. Para tal acontecer com a ingestão de água com limão, era necessário que esta conjugação apresentasse calorias negativas: conceito que não existe. Na verdade, um copo de água com sumo de limão tem efetivamente calorias, contudo, não se consideram significativas.
O que é que já ouviste? Ou o que é que já deixaste de comer? Eu própria há muitos anos já evitei os hidratos de carbono à refeição e comer banana.
Conta-me tudo nos comentários.