Dizem-me muitas vezes “a Maria é magra e não engorda”, o que não é verdade. Passei anos a alterar os meus hábitos alimentares para conseguir chegar ao equilíbrio que tenho hoje. Digo-vos que todas as alterações alimentares não foram nada fáceis, pelo que é preciso muita força de vontade… mas se realmente queremos algo, temos que fazer por isso. Devagar, claro, mas temos.
É também necessária muita atenção para não acreditarmos em tudo o que se diz em relação à alimentação saudável e às respetivas dietas. Eu própria também passei pela fase de não comer batata, arroz, fruta e de não tocar em absolutamente nenhuma sobremesa! Até acreditei que teria de passar fome para conseguir emagrecer, o que não faz sentido algum! Se querem realmente perder peso e mantê-lo (super importante) ou ter uma alimentação saudável, aqui têm 4 estratégias para a ajudar a perder peso:
- Diminuir as quantidades.Tente reduzir a quantidade de comida que coloca no prato. Não, não é para ficar com fome. Mas se costuma repetir, tente não o fazer. Inclua uma boa salada ou uma boa quantidade de legumes a acompanhar a refeição.
- Reduzir a quantidade de gordura nas refeições. Nada de queijinhos ao almoço ou ao jantar. Opte por azeite, vinagre e ervas aromáticas para temperar as suas refeições e saladas. Deixe os molhos de lado e não coloque no seu prato.
- Escrever os seus erros.Se tiver uma folha para escrever os seus erros a vermelho, sempre que for escrever mais um vai perceber os erros alimentares que tem feito. Pode ser uma forma de perceber o que precisa de alterar.
- Dar valor aos resultados. Diferenças na balança ou na roupa que já está mais larga são sinais positivos. Motive-se! Não desanime quando numa semana correr menos bem! Desistir não nos leva a lado nenhum!
O que mais desejo e que tento passar aos meus clientes é que é realmente possível ter vida ao mesmo tempo que se está num processo de perda de peso! Havendo espaço para erros, mas claro que em ocasiões esporádicas e não a cada dia que passa. É sempre necessário um certo compromisso, para que consigamos realmente ver os resultados desejados!
Sabe que falo muito sobre isto e que o mais importante é mesmo perceber o que significa ter uma alimentação saudável e conseguir mantê-la dia após dia, sem esforço e de forma a que nos dê prazer.
Relativamente a isto, e como é uma das coisas em que falo no Curso 100% Online Nutrição à tua medida (que esgotou rapidamente na ultima edição), quero partilhar vão haver novidades brevemente e por isso convido-vos a deixarem o vosso email aqui para serem os primeiros a usufruir do que vem aí.