As épocas festivas são quase sempre associadas ao aumento dos números na balança. Ouve-se imensas vezes “Comi tanto no Natal que engordei 2 kgs”. E o que acontece é que o problema não é o que se ingere neste período, mas sim, o que é ingerido ao longo de todo o ano. Por isso mesmo, mais do que focar nos quilogramas de peso, o mais importante é pensar que a partir do momento em que as épocas festivas terminam, é hora de regressar à rotina ou até quem sabe começar um novo estilo de vida, aliado à prática de hábitos nutricionalmente mais equilibrados.
E para isso, partilhamos 4 dicas para voltar à sua rotina alimentar com motivação e força de vontade após épocas festivas:
Defina o dia para ir às compras:
é uma das estratégias mais importantes. E isto porquê? Porque se não tiver os alimentos que são necessários em casa, vai começar uma semana desorganizada e poderá ser difícil de manter o “rumo”. Aproveite, por exemplo, a sexta-feira após sair do trabalho ou o sábado de manhã para que que consiga planear e organizar as refeições para a semana.
Distribua as sobras de sobremesas:
o melhor será não ficar com nada em sua casa para não haver a tentação de continuar a comer. Será mais fácil resistir se distribuir as sobras pelos familiares e amigos. E outra dica: poderá congelar, por exemplo, o bolo-rei ou outro bolo que ficou por comer e dará para outra altura festiva. Não precisa de comer tudo de uma vez. Sugestão: corte em fatias pequenas e distribua por sacos de congelação.
Faça duas panelas de sopa grandes:
garanta que tem sempre sopa disponível para os próximos dias, sem a preocupação de ainda ter de chegar a casa e ir fazer. E que tal enquanto prepara o jantar, comer logo uma sopa para não ter vontade de petiscar tudo e mais alguma coisa? Sugestão: faça sopa ao domingo e deixe no frigorífico a quantidade de sopa necessária para pelo menos 12 refeições (segunda até sábado) e distribua as restantes por diferentes marmitas e coloque no congelador.
Deixe os detox de lado:
não necessita de bebidas mágicas para diminuir o volume corporal ou para eliminar substâncias tóxicas do organismo. E porquê? Porque existem órgãos como o fígado, os rins e os pulmões que se encarregam da desintoxicação necessária e como existem restrição de alimentos, irá acabar por o/a deixar pouco saciado/a e com fome. Isto poderá fazer com que exista uma má relação com a alimentação.
Perder peso é uma dificuldade para si? Não sabe como ter alimentação completa, equilibrada e variada adequada as suas necessidades? Marque aqui a sua Consulta de Nutrição.
Estão motivada/os para este início de novo ano? Sentem-se com força de vontade para voltar ou até mudar os vossos hábitos? Contem nos comentários!