Se há questões frequentes em consulta, são exemplo algumas como:
“Posso comer fruta durante o processo de perda de peso?”
“Posso comer qualquer tipo de fruta ou tenho de excluir alguma?”
“Podemos comer fruta depois das refeições?”
A verdade é que não precisa de deixar de comer nenhum alimento em específico para conseguir perder peso. O que é realmente importante, é saber as quantidades que são certas para si de forma a garantir que não come em maior quantidade do que realmente precisa. Assim sim, consegue perder peso e atingir os seus objetivos. Na nossa Masterclass no próximo dia 7 de março às 21h00, vamos ensinar-lhe quais os segredos para que consiga perder peso e, ainda mais importante, que o faça de forma sustentável e sem andar sempre nas chamadas “dietas” yo-yo. Sem dietas restritivas e sem passar fome, vamos mostrar-lhe como pode perder peso de forma simples e saudável!
As frutas são alimentos bastante interessante sob o ponto de vista nutricional, uma vez que nos fornecem diversas vitaminas, minerais e fibra, pelo que é fundamental que o seu consumo seja diário.
Será que faz sentido preocuparmo-nos com as calorias ou com o açúcar presente na fruta? Talvez seja mais importante preocuparmo-nos com outro tipo de mudanças no dia a dia ao invés de com a exclusão ou a diminuição da fruta.
Por exemplo, terminar a sua refeição com uma peça de fruta doce pode ser uma estratégia para resistir e evitar as sobremesas ou os doces. Algumas sugestões de combinações que pode comer após a sua refeição e que a podem ajudar a ter a sensação de doce:
- 1 banana com coco ralado
- 1 maçã ou pêra assada no forno
- 1 laranja com canela
- 1 dióspiro
Opte por incluir a fruta nas refeições que preferir e quando lhe fizer mais sentido, seja nas refeições intermédias como nas refeições principais.
São muitos os mitos alimentares que se disseminam atualmente relacionados com a perda de peso ou com uma alimentação saudável. Perder peso ou reeducar os nossos hábitos pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível e não exige a exclusão de nenhum alimento. Estamos cá para desmistificar outros mitos e demonstrar que para atingir o seu objetivo não precisa de dietas demasiado restritivas. Por isso mesmo, e se se identificar com o que escrevemos, pode marcar consulta de nutrição com uma das nutricionistas da nossa equipa, através deste link.
Artigo escrito por Nutricionista Catarina Martins Lopes (4889N) | Equipa Põe-te na Linha
E por aí, costuma de comer fruta diariamente? Conte-me nos comentários.