Está a chegar a época mais mágica do ano. E com ela o bacalhau, o polvo, o cabrito e claro… os doces. Percebo muitas vezes em consulta que o Natal pode ser uma época preocupante para aqueles que se encontram num processo perda de peso. Não só porque há muitos jantares, almoços e convívios festivos, mas também porque as opções alimentares muitas vezes não são as mais recomendadas. Mas não desesperes. Se estás preocupado/a com a quadra natalícia aconselho-te a ler as nossas estratégias para um Natal mais saudável.
3 estratégias para um Natal mais saudável:
1 – Não abandone a sua rotina:
– Faça as suas refeições no horário normal e não salte refeições. Assim conseguirá manter-se saciado e não cometer grandes excessos nas refeições mais festivas.
– Continue a beber água. Se lhe custa beber água com o frio pode apostar infusões desde que não coloque açúcar ou água aromatizada.
– Tente também manter a sua rotina de exercício físico. Até pode ser uma dinâmica em família engraçada por exemplo saírem todos para uma caminhada ou praticarem algum desporto que todos possam participar.
2 – Não se esqueça dos básicos!
– Comece sempre as refeições com uma sopa. Este hábito tem inúmeros benefícios e deve mantê-lo no Natal. Assim, até fica mais saciado nas refeições em família. Também pode introduzir a sopa como uma entrada para que toda a família inicie a ceia com uma sopa de legumes rica e nutritiva.
– Acompanhe os clássicos com legumes. Desde legumes no forno a cozidos acompanhe sempre as suas iguarias de Natal com legumes. Estes alimentos são fantásticos e não podem faltar na sua mesa de Natal.
– Doseie as sobremesas: É claro que pode comer sobremesas, afinal é tempo de festejar. Mas isso também não significa que tenha de comer uma dose generosa de cada uma. Opte por comer as que mais gosta com moderação.
3 – Aproveite estes dias:
– Só é Natal uma vez por ano e são dias fantásticos que deve poder aproveitar para estar com a família em torno da mesa. Mas antes e depois do Natal retome a sua rotina. Lembra-se que uma alimentação saudável passa pelo equilíbrio e variedade. Tente distribuir as sobras do Natal para toda a família para que nos dias que sucedem ao Natal não continue com sobremesas e entradas no seu frigorifico.
– Como é normal, nesta época come iguarias que não come todos os dias e está rodeado de família. Por isso aproveite, mastigue bem os alimentos e não sinta culpa.
Lembre-se que a chave é o equilíbrio!
Se após as festas necessitar de ajuda com a sua alimentação e quiser melhorar os seus hábitos alimentares venha ter com a nossa equipa de nutricionistas e marque a sua consulta de nutrição.
Se deseja manter o equilíbrio e evitar ganhar peso neste Natal, adquira aqui o Pack #NatalSemCulpa para desfrutar de uma época sem preocupações!
Artigo elaborado pela Dra Rita Alves.
Equipa Põe-te na linha.