Quantas vezes deixou de ir a um convívio social por estar de dieta?
Estabelecer relações e cultivá-las é fundamental para o nosso bem-estar e não se deve privar destes momentos. Por isso, deixo-lhe algumas estratégias para quando faz refeições fora.
O foco do equilíbrio deve estar nas porções e nos alimentos que deve incluir e não propriamente nos que deve excluir.
Abandonar o “Perdido por 100, perdido por 1000″:
Deixar de parte esta mentalidade é fundamental! É possível ter uma refeição fora que contemple alguns excessos e ainda assim respeitar o máximo possível o que está delineado no seu plano alimentar. Assim, encontra o equilíbrio e uma alimentação sem culpas associadas.
Garantir a presença de hortícolas:
Antes de ir para o restaurante coma um prato de sopa de legumes ou de salada para tentar não ir com muita fome. Caso não consiga, no restaurante comece por uma sopa, escolha uma salada ou hortícolas de acompanhamento (e com molhos à parte). Assim, vai aumentar o aporte de fibra e, consequentemente, irá obter uma maior sensação de saciedade.
Moderar a ingestão de bebidas:
Quando escolher um refrigerante opte pela sua versão zero e se possível, prefira a água. Se optar por uma bebida alcoólica, intercale com um copo de água para manter a hidratação e diminuir a quantidade ingerida. A bebida de eleição deverá ser a água, ainda assim pode escolher aromatizá-la com rodelas de limão.
Experimentar partilhar:
É natural que queira experimentar diferentes pratos e aqui o segredo está nas porções. Se se sentir à vontade, divida as entradas e a sobremesa. Assim, vai poder desfrutar de toda a experiência sem comprometer os seus resultados.
Desfrutar da refeição:
Os momentos de convívio são para ser aproveitados, deve tirar prazer deste momento. Mastigue devagar e saboreie cada garfada, pousando os talheres entre cada uma delas.
Promover o equilíbrio:
Uma refeição fora não deve ser motivo de stress ou ansiedade. Tendo em mente o equilíbrio, deve ser capaz de desfrutar dessa refeição sem comprometer a sua saúde e bem-estar. O seu corpo não precisa de compensar os seus excessos com “detox”, exercício físico ou saltando refeições.
Se procura um plano alimentar adaptado às suas necessidades, aos seus gostos pessoais e aos seus objetivos, agende aqui a sua consulta de nutrição com uma das nutricionistas da equipa Põe-te na Linha.