Estamos a chegar à Páscoa e uma das preocupações dos pais é como garantir uma alimentação saudável nesta época. Por isso, hoje vamos partilhar consigo algumas estratégias de como incluir o açúcar na alimentação dos seus filhos, promovendo uma boa relação com os alimentos e saúde.
Em primeiro lugar, é importante partilhar que não é recomendado oferecer alimentos com açúcar adicionado até aos 12 meses, e se possível evitar até aos 2 anos.
No entanto, há uma altura em que isso será mais desafiante e por isso, mesmo, perceber de que forma gerir este género de alimentos na alimentação dos mais novos.
Algumas recomendações:
- Não defina alimentos como “bons” e alimentos “maus”: Categorizar os alimentos desta forma pode levar a uma relação negativa com a alimentação e o importante passa por privilegiar os alimentos que são mais adequados nutricionalmente pela sua composição nutricional. No entanto, vão existir dias em que estes alimentos vão estar presentes, e se for esporadicamente, está tudo bem.
- Não substituir as refeições ou lanches por este tipo de alimentos: Por exemplo, um gelado não é um lanche e por isso, é importante que comece por um lanche equilibrado e depois sim, comer o gelado.
- Defina regras em conjunto com os seus filhos: Os pais e cuidadores são responsáveis por definir o que a criança come. Mas lembre-se- Nem sempre, nem nunca!
Há alguma recomendação que queira acrescentar?
Se precisar de ajuda a melhorar a alimentação do seu pequenino, a Dra. Débora Lopes é a nossa Nutricionista Infantil e pode agendar a sua consulta aqui.