Hoje trago-vos mitos que muitas vezes achamos serem corretos na perda de peso!
- “Não posso comer cenoura cozida”:
Se analisarmos a composição nutricional da cenoura, verificamos que a cenoura crua tem 19Kcal/100g e a cenoura cozida tem 17Kcal/100g. Quanto aos hidratos de carbono, a cenoura crua tem 4,4g/100g e a cenoura cozida tem 3,6g/100g! Achas mesmo que deves deixar de comer este alimento? Se comparares com uma maçã, esta contém 14g de açúcar por 100g.
Será que faz sentido desaconselhar o consumo de hortícolas quando se está num processo de perda de peso?! Na minha opinião não! São muito importantes para uma alimentação equilibrada e variada, e não são, de todo, o problema que nos leva a não perder peso.
- “Não posso comer sopa com batata”:
Aconselho sempre a comer sopa todos os dias, fora ou em restaurantes! “A sopa nos restaurantes tem batata e isso engorda“, é o que ouvimos muitas vezes em consultas. Antes de pensarmos na batata que a sopa tem temos sim de pensar na manteiga, nas azeitonas, no pão, nas chamuças e nos rissóis que vêm para a mesa como entradas quando comemos fora. E mesmo que tenhamos na cabeça que não vamos comer entrada, caso venham para a mesa, tenho quase a certeza que é difícil resistir. Se pedirmos uma sopa e as restantes pessoas que nos acompanham estiverem a comer as entradas, torna-se muito mais fácil não as comermos porque acabamos por estar entretidos e não estamos só a ´olhar´. Além disso, a maioria de nós, quando come as entradas, muitas vezes deixa metade do prato principal e não consegue acabar tudo. No entanto, se comermos apenas a sopa, se calhar já não deixamos a comida no prato.
Na verdade , é muito mais importante comer a comida no prato do que todas as coisas que nos põem à frente como entradas e que a nível nutricional não têm interesse.
Outra razão para comermos sopa no restaurante prende-se com as vontades que muitas vezes nos dão. Ou seja, se comermos sopa, até podemos comer batatas fritas a seguir, mas se calhar em vez de uma travessa, comemos só metade! Além disso, se comermos sopa, a vontade de comer a sobremesa no fim também diminui porque acabamos por ficar mais saciados. MAS ATENÇÃO, eu estou a falar do nosso quotidiano e não de um dia em que faça sentido comer a sobremesa!
Para mim, a sopa é nossa amiga seja onde for! Ou sou eu que tenho muita sorte, ou na maioria das vezes que vou comer fora a sopa NÃO É EMBATATADA! Normalmente é uma sopa de legumes, que até pode ter alguma batata, mas que não será o seu maior constituinte.
Sabem o que é que eu costumo dizer muitas vezes?
Ter uma alimentação saudável é bem mais fácil do que a maioria de nós pensa! Porque se colocássemos em prática pequenos truques todos os dias, não tínhamos de pensar que ter uma alimentação saudável é passar fome, é deixar de comer doces, é andar a comer cozidos e grelhados, PORQUE NÃO É! Todos nós deveríamos comer sempre sopa, estejamos a tentar perder peso ou não, desde crianças a idosos, ao almoço e ao jantar.
- “Arroz, massa, batata, feijão, grão, ervilhas…. Mas posso comer?”
Existe sempre a ideia de que não se pode comer este tipo de alimentos quando se está num programa de perda de peso.
Normalmente quem quer perder peso começa logo a pensar “agora não posso comer mais pão, arroz, massa”… ´agora acabaram-se os hidratos…´Só de pensar nisto muitos de vocês já começam a sofrer e a pensar que não são capazes. Ou então, são capazes, mas durante um curto período de tempo.
AGORA, pode ser necessário um ajuste na quantidade de hidratos de carbono consumidos, mas não é de TODO necessário um corte radical na vossa alimentação!
- Comer só cozidos e grelhados:
Podemos variar entre cozidos, grelhados, assados, guisados, estufados. Muitas vezes o problema passa por molharmos o pão no molho e envolver a refeição toda no molho de confeção. Fazendo refeições diferentes e variadas reflete-se muito mais na adesão ao plano alimentar. Claro que é sempre importante ter em consideração de que forma se faz este tipo de pratos.
- Deixar de comer pão ou cereais:
Muitas vezes associamos o pão a um dos alimentos que não podemos consumir, uma vez que existe sempre aquela ideia que é o responsável pelo aumento de peso! No entanto, consumido em quantidades equilibradas e de acordo com as necessidades energéticas, poderá ser incluído num dia alimentar saudável. Até porque existem diferentes tipos de pão e alguns deles são claramente melhores opções que outros. Além disso, com tanta diversidade, torna-se confuso realizar a melhor escolha. Um pão mais escuro ou de farinha integral será uma melhor opção, pois a fibra presente nestas versões está ligada a diversos benefícios para a saúde.
- “Ao fim de semana é o dia da asneira”:
Claro que ao fim-de-semana é mais propício fazermos asneiras e fugirmos à alimentação que temos durante a semana. Mas, no entanto, não podemos “estragar tudo” e estar a pensar durante a semana inteira “ao fim de-semana posso fazer o dia da asneira”. Se tivermos um jantar ou um aniversario, que tal pensar “Do que está na mesa, o que é que eu gosto mais?”. O importante é que coma de tudo um pouco, mas com moderação. Além disso, se houver um fim-de-semana em que não há aniversários ou jantares, qual é a razão para cometer um erro alimentar? Como digo várias vezes, se tiver um aniversário de alguém a uma quarta-feira, vai deixar de comer o bolo de aniversario porque o dia da asneira é no sábado?! Sem exageros claro!
Se precisa de ajuda para atingir o seu objetivo de perda de peso ao mesmo tempo que aprende a descomplicar a sua alimentação conheça a nossa equipa de nutricionistas aqui.