5 dicas para deixar de comer compulsivamente

Vamos lá falar de um tema que penso ser comum a muitos de vocês. Antes disso, partilho com vocês que desenvolvi vários ebooks (livros em formato digital) com diversas receitas para que vocês possam experimentar. Se quiserem saber quais são, vejam aqui.

Como evitar comer compulsivamente e o que podemos fazer no nosso dia-a-dia para tentarmos evitar isso.

Experimenta!

Estamos tão habituados a determinados tipos de alimentos que muitas vezes não variamos nada o nosso dia-a-dia. Adivinhei? Que tal começares a experimentar novos alimentos? Novos sabores? Novos aromas? Tens maior probabilidade de descobrir um alimento que adores e que seja saudável 🙂 Por exemplo, há uns tempos não me imaginava a comer ovos mexidos ao pequeno-almoço e agora adoro. Sinto que me controla bastante a vontade de comer ao longo do dia.

Constrói a tua marmita com comida que gostes! 

Quando fizeres o teu jantar, tenta cozinhar em quantidades suficientes para mais dias. Além disso, é importante que leves comida que te dê prazer, pois se levares um bife de peru grelhado com salada para o teu almoço, muitas vezes acontece que não te apeteça esse almoço e acabas por ir comer fora. É importante que leves um almoço ao teu gosto. Estufados e/ou guisados também são opções saudáveis, desde que não ingiras o molho.

Arranja um escape que não seja a comida:

Se pensarmos bem, muitas vezes a ingestão de comida está muito relacionada com um refúgio. Ou seja, quando estamos mais chateados/tristes/irritados, é bem provável que as opções alimentares não sejam as mais corretas, e que a quantidade ingerida seja bem maior do que normalmente. Qual é a minha dica?!? Nesses dias, em vez de te sentares a comer, vai dar uma caminhada, pega num livro, vai passear com um amigo(a). Ou seja, vá relaxar de outra forma!

Dá uma volta à tua despensa:

Primeiro que tudo, retira os inimigos de tua casa. É bem provável que nos dias em que estás mais stressado acabes por os ir buscar. Se não os tiveres, acabas por ir buscar algum tipo de alimento, mas mais saudável. Compra uma grande variedade de alimentos ´do bem´. As cores dos legumes, das frutas, a arrumação da nossa despensa também influencia, e bastante, a vontade de experimentar e de manter uma alimentação saudável.

Aceita as tuas limitações:

Cada vez mais refiro que temos de aceitar como somos e as nossas limitações. O que é que quero dizer com isto? Que temos de assumir que por vezes precisamos de um doce, ou de um alimento que nos conforte… sim, isso também me acontece! No entanto, e ao dizer que temos de assumir essas limitações do nosso organismo, também considero que temos de fazer escolhas conscientes e que podemos/devemos pensar de que forma é que podemos ´aldrabar´ a coisa e tentar optar por algo mais saudável. Por exemplo, quando me apetece um doce, em vez de optar por bolachas, bolos, produtos industrializados, muitas vezes opto por manteiga de amendoim. Ou seja, acabo por fazer o que me apetece, mas de forma mais consciente. Isso é meio caminho andado para nos sentirmos bem e não ficarmos com peso na consciência.

O passo a passo para voltares à rotina depois das festas!

Clica em saber mais e garante já a tua vaga para te ajudarmos a atingir os teus objetivos.

Podcast

TESTEMUNHOS

EBOOKS

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *