A Aletria do Vasco, pois é, uma receita para o bonequinho cá de casa. Estamos a chegar a uma época muito especial do ano e vão começar a aparecer as iguarias tão típicas de dezembro. Que tal fazer uma receita de Aletria que o Vasco também possa comer?! A introdução do açúcar deve ser atrasada o máximo possível e por isso mesmo, experimentei esta receita, adoçada sim, mas com fruta.
Claro que o meu objetivo não é de todo desvirtuar a receita original, mas sim, arranjar uma alternativa para o meu bonequinho. Sendo este um mês tão especial, preparei um pacote de ebooks com diversos truques e dicas para um natal mais saudável, incluindo diversas receitas. Podem adquirir aqui.
Vamos à receita:
Ingredientes:
- Aletria Milaneza
- 200 ml de leite magro (podem usar água por exemplo, se não usarem leite)
- 2 peras cozidas (+ 50ml água de cozer as peras)
- 2 gemas
- Pau de canela
- Canela
- Casca de limão
Modo de preparação e confeção:
- Começar por cozer a Aletria em água.
- Num tacho à parte colocar o leite, o pau de canela e a casca de limão a aquecer.
- Triturar as peras com a varinha mágica numa tigela, e envolver com a água de cozer as peras até ficar homogéneo. Juntar à mistura anterior (leite, pau de canela e limão), mexer e deixar até levantar fervura.
- Depois, devagar, juntar a aletria a esta mistura, mexendo sempre para ficar bem envolvido (coloquei a quantidade de aletria de forma a ficar uma mistura cremosa).
- Bater as gemas e misturar um pouco de leite numa tigela.
- Retirar o tacho da Aletria do lume e envolver as gemas, mexendo bem para ficar homogéneo e bem envolvido.
- Levar novamente ao lume, no mínimo, durante dois minutos.
O Vasco gostou e eu também. Vocês nem imaginam, teve imensa piada. Pus o prato à frente dele e quase que nem me deixou tirar a fotografia… atacou logo! Claro que é uma receita diferente, mas é uma alternativa. E é mesmo assim que me faz sentido, arranjar alternativas.
Espero que tenha gostado da ideia e que experimente. Fico à espera dessas fotografias e partilhas nos comentários.