Como aumentar o ferro naturalmente na gravidez

Durante a gravidez, sobretudo a partir do 2.º trimestre, é muito comum ocorrer uma diminuição das reservas de ferro. Este é um parâmetro ao qual a nossa nutricionista Débora Lopes está sempre atenta durante as consultas, pela sua importância para a saúde da mãe e do bebé.

O primeiro passo para prevenir grandes quedas nas reservas de ferro é garantir a inclusão de alimentos ricos neste mineral desde o início da gravidez (ou até mesmo na fase de pré-conceção).
No entanto, quando já se verifica uma diminuição significativa, é fundamental associares a suplementação de ferro (sempre com orientação profissional) a um ajuste alimentar adequado.

Alimentos ricos em ferro que deves incluir na tua alimentação:

  • Proteína animal
    • Carne, peixe e ovos. As carnes vermelhas são uma fonte particularmente rica em ferro, mas deves consumir com moderação e equilíbrio.
  • Leguminosas
    • Feijão, grão-de-bico, lentilhas e ervilhas. Devem estar presentes na tua alimentação diariamente. Uma boa estratégia é incluí-las na sopa.
  • Frutos gordos e sementes
    • Amêndoas, nozes, caju, avelãs, sementes de chia, sementes de linhaça moídas, sementes de sésamo, entre outras. Estes alimentos podem (e devem) fazer parte da tua alimentação diária.

Para aumentar a absorção do ferro, termina a refeição com uma peça de fruta rica em vitamina C, como a laranja, kiwi ou morangos (quando for a época deles).
Em contrapartida, evita consumir café ou chá imediatamente após as refeições, pois podem dificultar a absorção deste mineral.

Se sentires que precisas de um acompanhamento mais próximo e individualizado, podes agendar consulta com a nutricionista Débora Lopes, que acompanha mulheres grávidas ao longo de todas as fases da gestação.

O passo a passo para voltares à rotina depois das festas!

Clica em saber mais e garante já a tua vaga para te ajudarmos a atingir os teus objetivos.

Ebooks

Testemunhos

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *