A SOP é a uma condição hormonal comum que afeta mulheres em idade reprodutiva. Esta condição está na origem de alguns sintomas como:
- Menstruação irregular ou amenorreia;
- Dificuldade em engravidar;
- Excesso de pelos no corpo (hirsutismo);
- Aumento de peso;
- Pele oleosa e/ou acne.
A origem da síndrome dos ovários poliquísticos é desconhecida, mas uma coisa já se sabe: As mudanças no estilo de vida são a primeira linha de tratamento para controlo da sintomatologia.
Que mudanças de estilo de vida deve fazer?
- Mudanças no padrão alimentar: prefira hidratos de carbono de absorção lenta (massa, arroz, batata, pão ou leguminosas) em detrimento de açúcares de absorção rápida, como açúcar de adição, mel e sumos de fruta.
- Atividade física: garanta um estilo de vida ativo, através de caminhadas, idas ao ginásio, dança e evitando elevadores.
- Melhorias dos padrões do sono: deite-se cedo (garantindo que dorme 7 a 8h) e evite situações que a despertem, como ecrãs antes de dormir.
Deve fazer dietas restritas?
As dietas restritas não demonstram melhorias a longo prazo nos sintomas da SOP. É importante seguir uma alimentação equilibrada e rica em alimentos nutritivos como vegetais, fruta, frutos gordos, sementes e leguminosas.
Outro fator importante é promover uma microbiota saudável, com a inclusão de fibra e prebióticos na alimentação.
Se tem SOP e tem dúvidas sobre como deve ser a sua alimentação, marque uma consulta de nutrição com a nossa nutricionista Débora Lopes aqui, que acompanha mulheres com SOP e Endometriose.