Se estás grávida, existem alguns cuidados importantes a ter na véspera e no dia de Natal, especialmente no que diz respeito à segurança alimentar.
1. Tem atenção a receitas com ovos mal cozinhados
No Natal, é comum termos doces como mousse de chocolate ou pão de ló cremoso. Estas receitas normalmente, incluem ovos crus, contudo se forem feitos com ovo pasteurizado, são seguros. Mas se não tiveres certeza sobre a preparação, evita consumir.
2. Deves evitar cozinhar com álcool
Muitas receitas natalícias levam vinho ou cerveja, e é um mito pensar que o álcool evapora completamente durante a cozedura. Fala com os teus familiares/amigos e pede para que a refeição não seja temperada com vinho ou cerveja. Utilizem especiarias ou ervas aromáticas para dar sabor às receitas.
3. A carne que consumires deve estar bem cozida
Certifica-te de que a carne do prato principal ou das entradas está completamente cozinhada. Uma vez que, carnes mal passadas podem representar um risco para a tua saúde e do teu bebé.
4. Cuidado com saladas de fruta
Embora nem todas as famílias incluam saladas de fruta, algumas servem como sobremesa. Normalmente, a fruta é preparada horas antes de ser consumida, para além disso, se não sabes se a fruta foi bem lavada, é mais seguro evitares este tipo de sobremesa.
Mas, se gostares muito de salada de fruta: lava bem a fruta e prepara a salada na hora de comeres, de forma a garantires que está segura e livre de contaminação.
Espero que estas dicas te ajudem a alcançar um dia mais leve e tranquilo junto da tua família e amigos.
Feliz Natal,
Nutricionista Débora Lopes, equipa Põe-te na Linha




