5 alimentos proíbidos no carrinho das compras

Hoje vou falar de um assunto muito importante, o que comprar, ou não, quando vai às compras. Primeiro que tudo, tem de ir às compras ´focado´, ou seja, saber o que vai lá fazer, o que vai lá comprar… E porquê? Porque senão começa a andar de corredor em corredor, a olhar de prateleira em prateleira e a ponderar em trazer mais alimentos além dos que tinha programado.

Ah… e já agora, não vá nem com fome (faz toda a diferença) e não vá sem lista de compras. Ora porque se vai esquecer do que lhe faz falta, ora porque vai passar pelos corredores que não precisa.

 

  • Batatas-fritas: ´Ah.. mas às vezes não há tempo de fazer arroz então é mais fácil´…Nem pensar! Fazer arroz demora cerca de 10 minutos e se já o tiver feito (faça em grande quantidade), não demora tempo nenhum. É só mesmo aquecer.

 

  • Bolachas: Ninguém precisa de bolachas. Nem nós, nem os nossos filhos e nem sobrinhos. Se quiser comprar algumas bolachas, aconselho as bolachas de arroz/milho ou tipo “Marinheiras”.

 

  • Refeições congeladas: Eu percebo que trabalhamos muitas horas e que por vezes não há tempo para nada. Mas realmente, o valor nutricional das refeições congeladas não tem qualquer benefício à nossa saúde. Será que nos dias em que não há tempo, não pode fazer uma omelete? Grelhar um bife? Já não digo fazer um assado porque demora mais tempo… No entanto, aconselho sempre a ter legumes pré-congelados. Apesar de recomendar legumes frescos, como demoram mais tempo a preparar, pelo menos nos dias em que não tem tempo, é só cozer os pré-congelados. É tudo uma questão de planeamento e de organização e para responder a questões que se prendem com este tema, elaborámos o Guia Prático para uma Alimentação Saudável. Além disso, toca em outros pontos essenciais, como: pequenos pormenores que fazem a diferença num dia alimentar, será que alimentação saudável é fazer dieta? e alguns mitos alimentares. Tem interesse em adquirir? Pode clicar neste link.

 

  • Donuts, bolicaos, croassaints: Antes de mais responda-me à questão…Qual é a razão para levar estes alimentos para casa?!?! Este tipo de alimentos não pode fazer parte das nossas compras nem da nossa alimentação. São ricos em gordura e açúcar, tendo um valor calórico muito elevado. Não pode servir de lanches, nunca. Se precisa de ideias para lanches, veja esta publicação. Pode crer que sai muito mais barato e que lhe faz muito melhor. Diariamente não temos noção do que este tipo de alimentos faz à nossa saúde.

 

  • Molhos (maionese, ketchup): Sabe que ao adicionar este tipo de alimentos às vossas refeições aumenta bastante a quantidade de gordura que ingere? Se quer refeições com sabor, tempere com ervas aromáticas ou especiarias , faça marinadas com vinho e alho por exemplo e confecione o alimento no tempo correto.

 

O importante é mesmo saber que combinações fazer e de que forma pode fazer com que as suas refeições e lanches sejam saborosos e ao seu gosto. Estes alimentos de que falei não devem mesmo entrar em casa, pois são alimentos que não devem fazer parte de uma alimentação saudável.

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

Além disso, preparámos também três planners para ajudar a controlar a ingestão de água e registo do sono, bem como de atividade física). Tudo isto por APENAS 19€.

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Comentários

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *