5 truques para não engordar com os jantares de Natal

Estamos a chegar à época tão esperada do ano, mas que nos traz também algumas preocupações. Oiço muito em consulta ´agora no Natal é o problema´, ´agora vou engordar imenso´, ´secalhar nesta época não é preciso ter consulta de nutrição, não venho cá fazer nada´. Isto acontece várias vezes, não concordam?

Agora vão começar a estar cheios de almoços ou jantares de Natal… Ora é o jantar de natal dos amigos, da empresa, do ginásio, da corrida…? Normalmente, um grande “problema” para a maior parte de vocês. Uma boa forma de conseguir controlar o que comemos nestes jantares é, antes de mais, ter um dia alimentar equilibrado, ou seja, não passar o dia todo sem comer, à espera do jantar, com aquele pensamento típico ´não vou comer muito para aproveitar logo´. 

Por isso mesmo, vamos lá ver alguns truques essenciais para aplicar nesta época.

  • Foco: Muitas vezes o problema não são os jantares de natal, são o decorrer dos dias até lá. Ora pois bem, chegam ao trabalho e levam um arroz doce, umas bolachinhas ou uns chocolates para comemorar esta época. Lá vai uma bolacha ou um chocolate, dia após dia… Mas depois, também têm os ditos jantares de natal em que também abusam… Assim é impossível manter uma alimentação saudável. Se sabes que tens um jantar, toca a seguir o dia alimentar da rotina e nada de pensar ´ah mas é só hoje´.. ou então ´é só um bocadinho´.

 

  • Entradas saudáveis: Assim que chegas ao restaurante pede logo uma sopa! Malta, não é por ser o dito jantar de natal que devemos deixar de comer sopa, desculpem lá. No entanto, caso queiras alguma entrada porque te está mesmo a apetecer, opta por saladas (salada de polvo), queijo fresco, azeitonas ou uma salada mista. Deixa de lado o presunto, os rissóis e os croquetes (sabes o que tens de pensar? Que estas entradas existem o ano inteiro, e que não são típicas do Natal). MAS, caso a vossa perdição sejam as entradas, tudo bem. Comem as entradas mas depois não comem a sobremesa… é tudo uma questão de prioridades.

 

  • Prato principal: Dentro do que estiver descrito no menu, deixa de lado os fritos. Tem em atenção o tipo de prato e opta por assados, estufados, grelhados ou cozidos. Tenta evitar as lasanhas, o bacalhau com natas e as batatas fritas. Há imensos pratos interessantes nutricionalmente e igualmente saborosos. Caso o prato já esteja escolhido, pede uma salada ou legumes cozidos/estufados para acompanhar o prato. Por exemplo, se pedires um polvo à lagareiro ou guisado, um bacalhau assado com batata a murro, pato com arroz.. parecem-te más opções? Bastante saborosas. 

 

  • Sobremesas: Se realmente houver o doce que mais adoras, pensa nisso no início da refeição optando por entradas e pratos mais equilibrados, para depois comeres a sobremesa sem compromisso e sem peso na consciência. Se queres comer o doce que tanto gostas, aproveita para saboreá-lo e não pensar que não o devias estar a fazer. Podes sempre optar por dividir a sobremesa. Se tens 3 jantares de natal numa semana, qual é a necessidade de comeres uma sobremesa em cada um deles? Achas que é preciso comer um doce dia após dia? O problema é esse, e mais nenhum.

 

  • Bebidas: Como sabes, o ideal é beber água. Mas mesmo assim, se quiseres optar por outro tipo de bebida, opta por um copo de vinho, uma cerveja ou um sumo natural, intercalando com um copo de água. 

 

Se pensares, não estamos a falar de ires jantar e pedires o dito “peixe cozido” ou “bife de peru grelhado”, mas sim, de teres alguma atenção e fazeres escolhas mais conscientes. Se gostas realmente de uma sobremesa, e não consegues resistir, que tal deixares as entradas de lado? Pequenas alterações resultam em grandes passos! Além disso, estes cuidados não são apenas para termos nesta época natalícia, mas sim durante todo o ano. Como eu digo sempre em consulta, e devido a este problema com o aumento de peso no natal, nesta época o peso é para manter, não quero que andem a ´sofrer´ e ansiosos com a questão de quererem comer e não ´poderem´. Todos nós podemos comer de TUDO, desde que de forma equilibrada!

Ainda assim, não te esqueças: Pratica exercício físico! Uma vez que andamos cheios de jantares de natal, façam um esforço para caminhar, correr, ir ao ginásio… Não deixem de lado a atividade física nesta altura, é fundamental para nos sentirmos bem. Não são 30 minutos do vosso dia que não vos permite estar com a família ou amigos… Escrevam na agenda ou num papel e coloquem no frigorífico!

E não te esqueças…O Natal é dia 24 e dia 25! Nesses dias estás à vontade, mas no entanto, e até lá, tenta moderar o consumo e deixar de lado as rabanadas, os doces ou o bolo-rei. Para mim o natal é como uma festa de anos ou um aniversário… e normalmente esta época é sempre uma preocupação para a maioria das pessoas. Não se esqueçam, cada um de nós faz as escolhas que QUISER, e nada mais! Não podemos andar sempre a sofrer e com esta pressão da alimentação em cima de nós… só temos de ter um estilo de vida saudável, com equilibrio e moderação.

E por aí, ja começaste os jantares de natal? Deixa em comentário.

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  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

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