Projeto NUTRIR, do Centro Comunitário da Paróquia da Parece, no qual aceitei participar! Projeto que tem como objetivo principal promover estilos de vida saudáveis. Partilhar a necessidade de termos uma vida saudável, equilibrada, não deixando de comer o que mais gostamos.
Não pensem que a nutrição é apenas para quem quer perder peso porque não é… Diabetes? Hipertensão? Gastrite? Colesterol elevado? Gravidez? Obesidade Infantil? Doença de Crohn? São apenas alguns exemplos do que se pode tratar em consulta.
Ter um estilo de vida saudável, contrabalançando alimentação e exercício físico não é sinónimo de dieta, não é sinónimo que comer bife de peru grelhado e peixe cozido: ERRADO! Uma alimentação saudável é um estilo de vida, é querer ser saudável. Vejam aqui mais artigos sobre alimentação saudável. E aqui ficam algumas dicas:
Ter uma alimentação saudável não é:
- Comer só cozidos e grelhados;
- Deixar de comer arroz, massa, batata, ervilhas, grão, feijão;
- Deixar de comer pão, cereais;
- Deixar de comer fruta;
- Comer apenas um iogurte ou 1 peça de fruta ao lanche;
- Comer apenas uma saladinha ao almoço;
E acima de tudo, não é passar fome! Pelo contrário, ter uma alimentação saudável é:
- Comer bem!!!
- Comer todos os alimentos de forma adequada e equilibrada: Dependendo dos nossos gostos e de alguma patologia que possamos ter, podemos comer pão, cereais, lacticínios, fruta, arroz/massa/batata, peixe/carne assada/guisada/estufada/cozida/grelhada, legumes ou saladas, frutos secos, ovos…
- Comer frequentemente, de acordo com o nosso dia-a-dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e se necessário, ceia);
- Incluir sopa ao almoço e ao jantar (o que é que custa? Não arranjem desculpas para não comer este alimento). Irá ajudar-nos a manter a saciedade ao longo do dia. Mas, se um dia não lhe apetecer, não tem de comer!
- Deixar de lado alimentos processados, como bolos de pastelaria, bolachas, donuts, bolicaos etc…
- Reduzir a quantidade de gordura que utilizamos nas nossas refeições;
- Não comer pão à refeição;
Querem mais dicas? Vejam aqui mais 6 dicas para ter uma semana saudável.