Eu também já fui assim

Por vezes em consulta há que me diga ´Mas a Maria não sabe o que é ter excesso de peso´, ´Não sabe o que é ter de mudar hábitos alimentares´ porque sempre foi magra. Será que sim?! Pela fotografia em cima conseguem ver que não. Já passei por várias fases (complicadas), e por isso vos digo que um dia vos vou contar a minha história, e uma delas foi ter peso a mais. Tenho 1,59 e já cheguei a pesar 65 kg e a vestir um 42 de calças… o que para a minha estatura e para o meu corpo, era bastante.

Não é fácil, NÃO!

É difícil, SIM!

É possível? SIM!

Basta QUERERMOS e ter muita força de vontade!

Claro que ter hábitos alimentares desadequados e mudá-los não é nada fácil, de todo. Ainda me lembro dos pães com chouriço que comia na escola, das merendas ou dos croassaints… Ainda me lembro de quando não comia arroz/massa ou batata com medo de engordar mais… ainda me lembro disso tudo! Sei bem o que é olhar ao espelho e não gostar do que via, de ter medo de comer porque ia engordar, de ir para a praia com uma  t-shirt porque não gostava da minha barriga… sei bem o que é isso tudo!

Se me perguntarem como é que consegui?! Consegui com muito esforço, com muitas alterações a nível psicológico e ainda mais importante… perceber o que é comer, mas de forma SAUDÁVEL!

Hoje em dia como de tudo, de forma equilibrada e saudável. Como sobremesas, como batatas-fritas, como chocolates… mas esporadicamente! Não vou para um casamento comer saladas! Tenho é plena noção de que tem de ser de vez em quando e não diariamente… tenho é plena noção de que não podemos andar a abrir precedentes e excepções todos os dias só porque sim! Porque na verdade, todos os dias é muito fácil pisarmos o risco, todos os dias é possível haver uma razão para fazermos um erro alimentar… Ou é porque vamos jantar fora e temos o ´direito´ de comer uma sobremesa, ou é porque vamos a casa de amigos e não podemos fazer a desfeita de não comermos, ou é porque estamos chateados e queremos um chocolate, ou é porque é fim-de-semana e queremos sair da nossa zona de conforto… mas na verdade, NÃO PODE SER ASSIM! Temos de perceber quando é que faz sentido, ou não, fazermos esses erros alimentares…! Se eu sei que este fim-de-semana vou ter vários almoços, qual é a razão de ir jantar fora durante a semana e comer batatas-fritas? Só porque vou comer fora?

Deixem-se de dietas yo-yo, de dietas rápidas.. disto ou daquilo! A maioria das vezes não se aprende nada, cortamos tudo na alimentação! Perdemos peso, claro! Porque comemos menos do que aquilo de que necessitamos! Depois de perdido o peso, queremos voltar a comer tudo e tudo e tudo e é pior a emenda do que o soneto. Temos de aprender é a comer, e de manter esses hábitos saudáveis para SEMPRE… e não apenas quando queremos perder peso! Temos de saber que temos de comer sopa todos os dias, legumes todos os dias, deixar os alimentos processados de lado, que não podemos comprar bolachas para casa, que lá porque temos um jantar não temos de comer sobremesa… e GARANTO-VOS, que se, todos os dias fizerem um bocadinho melhor que o dia anterior, chegam aos objetivos que tanto querem!

Há um medo constante com os hidratos de carbono, com a batata, o arroz ou a massa… com o pão… mas garanto-vos que não é isso que engorda! É sim a bolachinha antes de ir dormir, do pastel de nata depois de almoço, do croassaint a meio da manhã… são essas coisas todas que nos fazem mal (estou a falar diariamente claro).

Se quiserem saber um pouco mais de mim, deixo-vos estas publicações para lerem:

Porque apesar de ser Nutricionista, também gosto de coisas menos boas! 🙂 Isso sim, faz parte de um estilo de vida saudável.

O que acharam do que escrevi?! Gostavam de saber mais alguma coisa? Deixem tudo em comentário!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

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Comentários

9 Responses

  1. Eu sou aqui sou aquilo que se chama de “falsa magra”.
    Aparentemente quem olha para mim eu sou magra, mas a verdade é que tenho muita gordura acumulada principalmente na zona abdominal.
    Duas gravidezes ( com intervalos de 10 anos) e uma alimentação tipicamente portuguesa penso que também não ajuda muito.
    Será posssivel reverter esta situação?! Esta barriguinha io io desaparecer?!

    Beijinho

  2. Uma inspiração!
    Obrigada pela partilha e por mostrar que tudo se consegue com força de vontade.
    É também muito bom saber que alguém que aconselha, sabe exatamente, pela experiência pessoal, as dificuldades no processo de cada um.
    Um beijinho e continuação do excelente trabalho!

  3. Boa tarde,
    Gostaria de saber aonde dá consultas e valores pf.
    Já alguns acho que fui a uma consultas mas os últimos anos foram conturbados. E por isso um grande aumento de peso.
    Grata,
    Elisabete

  4. Gostei muito de seu blog, e gosto deste estilo de “não ter medo de se expor”. Estilo, aliás, que também adoto, embora perceba que a maioria não se expõe.
    Mas, gostaria de lhe dar uma sugestão, se me permite: Aumentar um pontinho o tamanho das letras. Acredito que para a maioria deva estar bom, mas um pontinho acredito que ficaria mais confortável.
    Desde já obrigada

  5. Maria, só para lhe dizer que acompanhar o seu blog, que já acompanho à muito, perdi 5kg em 28 dias, e eu nem tinha assim tanto para perder, estava com 61,6 kg e hoje, 56,6kg !
    Obrigada pela motivação e palavras certas!

  6. Iniciei a minha dieta/ alimentação saudável (com ajuda de uma nutricionista do SNS) a 23 de setembro de 2019 com 86 kg para 1,57cm de altura. Tenho 49 anos. Com exercício físico – caminhadas e bicicleta estática – consegui perder 22 kg. Ainda falta uns quilinhos. Ficar em casa ajudou. Tenho receio de regressar ao trabalho e de recuperar o que perdi, pois o tempo não será muito para o exercício físico. Só há pouco tempo é que encontrei este blog.Como não tenho consulta desde fevereiro, tem sido uma substituta para não descarrilar. Obrigada.

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