O Natal está mesmo a chegar e normalmente o aumento de peso nesta época é uma preocupação. Fazer dieta nesta época não faz sentido, mas sim ter atenção ao seu dia alimentar para que consiga então manter o peso. A não esquecer: o Natal são os dias 24 e 25. E, por isso, deixo-lhe algumas sugestões:
- Faça algumas alterações na confeção dos pratos e das sobremesas: diminua a quantidade de açúcar, substitua o óleo pelo azeite, opte por lacticínios magros e diminua a quantidade de sal. Utilize canela para dar sabor às sobremesas, bem como frutas doces (banana, manga …) para adoçar.
- Faça todas as refeições no dia 24 e 25 (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche e jantar): Pode crer que se passar o dia quase sem comer, vai comer em exagero na ceia de Natal!
- Evite petiscar entre as refeições, principalmente quando prepara os pratos e as sobremesas para a ceia de natal. Para que isso não aconteça, não pode estar com fome! Dicas de como resistir aos doces durante o dia, aqui.
- Mastigue devagar. É normal que com a mesa cheia, como normalmente acontece no Natal, esteja ansiosa/o para provar de tudo, mas tem tempo, coma devagar.
- Se quer provar todas as entradas, coloque um bocadinho de cada uma num prato de sobremesa e não repita.
- Faça atividade física nesses dias, pode crer que se irá sentir muito melhor e consegue equilibrar com os “exageros alimentares” desta época.
- No dia 26 tome logo uma atitude e volte à sua rotina! Não prolongue o Natal até ao fim do ano. E para isso: Distribua as sobras ou congele-as; beba bastante água e deixe as bebidas alcoólicas; comece sempre as refeições com um prato de sopa; exagere nos hortícolas às refeições; deixe as sobremesas e doces de lado (por vezes é difícil, mas apenas é preciso motivação e determinação!)
Um feliz Natal!
One Response
Obrigada pelas dicas.
Gosto muito de tudo o que vocês postam.