Como costumo dizer: perder peso toda a gente perde! Mas manter esse peso… será que toda a gente o faz?! Vamos lá então fazer sobre isso.
Começar uma dieta, seja ela a da alface, do repolho ou da cenoura… toda a gente começa! Está motivado, faz tudo o que é sugerido pela nutricionista e perde peso. Até aí … tudo bem! E depois? Depois desse peso perdido consegue mantê-lo?! Depois de perder 10, 20 ou 30kg, se as coisas que fez durante a sua perda de peso não lhe fizerem sentido, vai voltar novamente aos hábitos anteriores e aí não há milagres! Além disso e, não falando apenas da palavra peso, temos de nos preocupar em prevenir as doenças e contribuir para a nossa saúde. Porque aquela conversa de “ai que sorte, aquele(a) pode comer tudo o que quer porque é magrinho(a)”, já passou de moda e tem de ser reavaliada. Apenas porque uma pessoa tem o peso dito “adequado”, não significa de todo, que seja saudável.
Por isso mesmo, vamos lá a alguns hábitos que devem manter sempre, seja porque querem perder peso, mantê-lo ou apenas serem saudáveis:
- Tomar o pequeno-almoço: Por mim poderiam ou não, tomar o pequeno-almoço. Mas na minha opinião, a maioria das pessoas que não faz esta refeição, acaba sempre por comer mais na refeição seguinte. Além disso, habituarmo-nos sempre a fazê-lo em casa. Além de pouparmos dinheiro, sabemos o que comemos, e isso pode ser um hábito a implementar agora! Se depois dos nossos objetivos estarem cumpridos, começarmos novamente a ir ao café tomar o pequeno-almoço e/ou o lanche, vamos novamente começar com os hábitos menos saudáveis. Até me podem dizer que quase nunca optam por um bolo de pastelaria, mas um dia vai acontecer… Além disso, o típico pão com manteiga e o galão… parece-me que existem escolhas alimentares mais saudáveis e que são muito fáceis de fazer, desde que em casa. Já para não falar no que gastam ao fim do mês… Às vezes em consulta faço as contas do dinheiro que é gasto fora, e muitas vezes ninguém se apercebe do dinheirão que gastam!
- É só hoje: É só hoje, NADA! Vamos lá ver uma coisa: O ´é só hoje´ faz sentido em festas, aniversários ou dias especiais… e não só porque sim! Senão, passa a ser a regra e não a excepção! E este discurso é para todos, e não só para quem tem objetivos de perda de peso. Na minha opinião, vão haver dias mais difíceis, mas então aí, tentar fazer receitas mais saudáveis para fazer o tal ´pecado´.
- Refrigerantes ou sumos: Nem que seja ´light´ ou ´zero´ não faz sentido andar a beber. E porquê? Porque apesar de não ter açúcar, tem outros ingredientes que nada de bom têm para a nossa saúde. Ou seja, o que devemos beber diariamente é agua e nada mais que isso. Por isso mesmo, agora quando fizer as suas compras online ou for ao supermercado, não leve esse tipo de alimentos para casa.
- Legumes: Quantas vezes se sentou à mesa sem uma porção de legumes no seu prato? Ou é porque não gosta de vários legumes, ou porque não tinha tempo, ou porque o resto da família não come… E aqui está a grande questão, toda a gente em casa deveria comer legumes (salvo excepções em que não seja aconselhado o consumo de legumes)! Ou seja, é um hábito familiar e não um hábito que tem de ser adquirido apenas por quem quer perder peso… E se não há tempo, há sempre a opção de ter legumes congelados. E se não há tempo, porque é que há sempre tempo para fazer arroz, batata ou massa?! Se há tempo para uma coisa, há tempo para outra. Agora claro… se começamos a comer legumes porque queremos perder peso e depois deixamos este hábito de lado mais uma vez, é óbvio que irá comer mais dos restantes alimentos (e não vale a pena dizer que não). Sempre que encomendar ou for às compras aproveite para trazer uma boa quantidade, principalmente de legumes não perecíveis e que se aguentem mais tempo, como couve-coração, cenouras, alho francês, beterraba.
- Sopa: Sim Maria, sopa sopa sopa! Estás sempre a falar nisso. Pois estou! E porquê? Porque acho que é um alimento essencial à alimentação saudável e que nos ajuda imenso a controlar a fome e a saciedade. Mais um hábito que deve ser familiar, e não individual. Criar a seguinte regra: sopa de legumes, prato principal e fruta.
- Bolachas e bolachinhas: Quem é seguido por mim sabe que não sou muito a favor de bolachas, apenas como ´escape´ quando não há mais nada, ou seja, ter umas bolachas de arroz ou de milho no porta luvas para alguma situação em que não tem mais nada. Pode sempre tentar fazer em casa umas bolachas mais saudáveis para que não compre umas bolachas de chocolate.
- Exercício: A prática de exercício físico é fundamental para todos nós. Seja para perda, como para manter o peso, como para ser saudável, ter mais energia e vitalidade. Se marcar os dias e horários, como uma rotina, facilita. Pelo menos por aqui, é isso que temos feito de forma a me manter ativa!
Caso necessite de um acompanhamento individualizado e adequado aos seus objetivos pode marcar a sua consulta de nutrição aqui.