São uma ótima forma de começarmos o nosso dia, de fazermos um lanche diferente, ou quem sabe, apresentar aos nossos convidados num brunch…?! Super fáceis de fazer, não demora tempo nenhum e o importante é saberem que todas as receitas são versáteis.
Normalmente utilizo sempre farinha de aveia ou flocos de aveia para a base, podendo claro, alterar consoante o seu gosto. Há imensas farinhas no mercado pelo que podem sempre variar: farinha de aveia, de coco, de amêndoa.. é só escolher!
- Consistência cremosa: É importante que a consistência não fique líquida, senão as panquecas vão colar à frigideira e não vai dar para virar. Normalmente digo, e por comparação, que o preparado tem de ficar como se fosse um iogurte depois de mexido.
- Com sabor: Se juntar apenas os flocos ou farinha de aveia com água e ovo, o sabor das próprias panquecas não são nada de especial. Quando opto por fazer assim, acompanho normalmente com um iogurte e uma peça de fruta. E claro, polvilho com canela 🙂 Se pelo contrário, quero dar um sabor mais adocicado às panquecas, costumo colocar 1/2 banana, laranja ou maçã no próprio preparado. Podem juntar coco ralado, frutos secos partidos grosseiramente, frutos vermelhos, cacau ou alfarroba.
- Textura das próprias panquecas: Por vezes utilizo fermento para ficar com panquecas mais fofas, as quais aguentam mais tempo no frigorífico sem ficarem duras. No entanto, se não utilizar coloco um pouco mais da massa para ficarem mais altas.
Façam panquecas em grande quantidade, que dá para imensos dias. O objetivo não será andarem a fazer panquecas todos os dias (têm mais que fazer:)), mas podem ficar no frigorífico e depois podem até aquecer no microondas e irem comendo ao longo da semana. Além disso, uma boa hipótese também para os pequenos-almoços e lanches das crianças.
Se quiserem ter acesso a várias receitas de panquecas, vejam aqui.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!
5 Responses
Agradeço o seu empenho em nos ajudar. Receitas óptimas.? Obrigada.
Obrigada Manuela! Fico muito contente que goste 🙂
Olá! Obrigada pela tua partilha. Gosto muito de acompanhar o teu blog as tuas redes sociais. Podes fazer um post sobre a alimentação para mães que amamentam? Como conseguir controlar a fome? Obrigada
Olá Telma 🙂 Claro que sim. Obrigada
Agradeço por compartilhar seus conhecimentos!!
Estive em seu país há um ano.
Tudo maravilhoso.
Moro na cidade de São Caetano do Sul-SP – Brasil.
Um forte abraço!!