Tem endometriose e já retirou lacticínios e glúten da sua alimentação?
Já fez dieta baixa em FODMAPs, mas não sente melhorias?
A alimentação pode realmente ajudá-la no controlo dos seus sintomas, contudo fazer dietas restritas ou retirar certos grupos alimentares poderá não ser suficiente, uma vez que deve existir uma avaliação individual e o plano alimentar, definido consoante as suas especificidades.
Na realidade, antes de retirar certos alimentos da sua alimentação, é importante avaliar o seu caso pessoal, pois nem todas as mulheres com endometriose beneficiam em retirar lacticínios ou glúten da sua alimentação.
Alguns conselhos que pode colocar já em prática:
Garantir que consome alimentos ricos em antioxidantes diariamente, como fruta, vegetais, leguminosas, sementes e frutos gordos.
- Reduzir a ingestão de alimentos processados, como batatas fritas, bolachas e bolos.
- Reduzir o consumo de alimentos açucarados como refrigerantes, sumos de fruta e cereais de pequeno-almoço e bolachas com açúcar.
- Preferir alimentos ricos em gordura polinsaturada como peixe gordo, frutos gordos e sementes e, reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras menos saudáveis, como fritos, fast food e carnes vermelhas.
- Garantir um intestino saudável, através por exemplo, de consumo de fibra e pré-bióticos como iogurtes naturais.
Se tem endometriose e tem dúvidas sobre como deve ser a sua alimentação, marque uma consulta de nutrição com a nossa nutricionista Débora Lopes (aqui), que acompanha mulheres com endometriose e SOP.