16 ideias para levar numa lancheira saudável

Ainda me recordo daqueles dias em que passava a tarde a dar consultas apenas com um mini snack ou até sem nada na barriga.
Resultado: chegava ao fim do dia com muita muita fome.

O facto de garantir que tem snacks na lancheira é um passo muito importante para manter a saciedade ao longo do dia e assegurar que a chegada a casa, depois de um longo dia de trabalho, ocorre de forma muito mais tranquila e sem exageros.

Como costumo dizer: mais vale levar a mais e garantir que tem sempre algo para comer quando sentir fome do que faltar e ter a necessidade de recorrer a opções menos interessantes. A pressa nestes assuntos acaba por ser um motivo forte para fazer escolhas menos boas. 

Frequentemente existe o objetivo de comer pouco durante o dia e no fim de contas acaba por ser “pior a emenda que o soneto”.

Para que isto não aconteça, leia os cinco pontos que considero essenciais para que consiga ter uma alimentação saudável fora de casa:

  • Ter uma lancheira térmica adequada à quantidade de comida a transportar
  • Não esquecer os talheres e um guardanapo
  • Garantir a presença de uma garrafa de água e não esquecer de ir bebendo ao longo do dia
  • Não comer enquanto se trabalha: fazer uma pausa para estar calma e concentrada no que está a consumir
  • Levar combinações de alimentos que gosta e que lhe dão satisfação ao comer!

De seguida, veja alguns dos exemplos de combinações alimentares que sugiro, partindo sempre de um alimento base e adicionado uma das quatro combinações:

  • PÃO + queijinho triângulo OU queijo fresco OU ovo mexido OU queijo fatiado
  • IOGURTE* + 1 peça de fruta OU frutos oleaginosos OU cornflakes OU flocos de aveia
  • FRUTA + húmus OU tremoços OU queijinho triângulo/babybel OU queijo fresco
  • TORTITAS DE MILHO/ARROZ + ovo cozido OU húmus OU queijinho triângulo OU queijo fresco.

    *Iogurte natural sem adição de açúcar, iogurte grego ligeiro/magro, skyr magro

Desta forma será possível ir variando o seu dia-a-dia alimentar e, quem sabe até, descobrir combinações de alimentos que não diria que gostava. Quando já tiver recorrido a todas estas ideias, pode sempre explorar outras sugestões de lanches para escolher as próximas a integrar na sua alimentação.

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

Além disso, preparámos também três planners para ajudar a controlar a ingestão de água e registo do sono, bem como de atividade física). Tudo isto por APENAS 19€.

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