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5 razões que me fazem comer sopa, SEMPRE

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Eu mais pareço a Nutricionista da sopa ahah 🙂 Quando as pessoas chegam à minha consulta, já sabem que um dos temas de que vou falar é a SOPA! Não “obrigo” ninguém a comer sopa claro, mas aconselho vivamente! Eu sempre que consigo como sopa porque realmente me ajuda imenso a controlar a fome e a saciedade, ajudando-me por isso a não me apetecer ´aquelas coisinhas´. Acho que não há razão nenhuma para não o fazermos… como sopa ao almoço e ao jantar, no restaurante ou na tasca, no casamento ou na festa (se houver claro)…

Desde que se tenha cuidado na sua confeção, é um excelente alimento tanto para a perda de peso como para a manutenção do peso. Por isso mesmo, prefira as sopas feitas em casa e deixe de lado as industrializadas. No entanto, hoje em dia, e para quem não tem tempo, já existem algumas sopas prontas a consumir e que só têm na sua constituição os próprios legumes… e acho que poderá ser uma estratégia para quando não há tempo. Sim, precisa é de se organizar para conseguir ter sopa durante toda a semana (hoje em dia também já tem os legumes todos cortados, prontos para colocar no tacho para fazer a sopa). Por exemplo, sempre que vou comer fora a primeira coisa que faço quando chego ao restaurante é ´uma sopa por favor´. Claro que, sabendo de antemão que sopa é, porque se for canja acabo por não pedir.

Se pensarem bem, comendo a sopa antes das refeições, comemos sempre menos do que vem a seguir. Dou sempre o exemplo de: Mesmo que saibam que vão comer as batatas fritas no prato principal, caso comam sopa, em vez de comerem a travessa inteira vão comer metade. Qual é o resultado? Já está a contribuir para a vossa saúde e para o vosso bem estar. Concordam? 🙂

Além disso normalmente vem sempre o pão e os queijos para a mesa como entradas. O truque é mesmo mandar logo para trás e pedir uma sopa. Senão qual é o resultado? ´Enfardar´ pão e queijos, e depois a comida fica quase toda no prato. Ora pois é!

Comer sopa antes da refeição principal ajuda imenso a controlar a sua saciedade ao longo do dia bem como a reduzir a quantidade de comida que coloca no prato. Não concorda? Pelo menos a mim acontece-me isso e é notável o controlo da fome durante o dia.

  • Fonte de vitaminas e minerais uma vez que a sopa é feita na própria água de cozedura dos legumes;
  • Quer emagrecer? Mais uma razão para comer sopa! É de fácil digestão e ajuda na sensação de saciedade.
  • Permite que não coma tanto do prato principal. Para quem diz “se como a sopa já não consigo comer o prato”, experimente comer nem que seja apenas uma concha de sopa;
  • Forma de aumentar a quantidade de vegetais que consome diariamente;
  • É um tipo de confecção económica e que pode fazer em grande quantidade e congelar. Assim tem sempre disponível e não há desculpas para não comer!

Qual o truque para quando chega a casa cheio de fome ao fim da tarde? E lhe apetece “atacar” o que está na dispensa? Comer logo a sopa! É o que faço e aconselho em consulta 🙂

Em minha casa quando se faz sopa aproveita-se para fazer para a semana inteira, pois sei que andar a fazer sopa de dois em dois dias não é viável, de todo. É verdade que como sempre a mesma sopa durante a semana? Sim, é! Claro que me sabia muito bem variar a sopa todos os dias, mas penso assim ´qual é a solução? Uma vez que não vou fazer sopa de dois em dois dias? É comer sempre a mesma! E não me custa nada, pois fui aprendendo a gostar de sopa ao longo dos anos e tenho imenso prazer!

Normalmente falo em sopa de legumes, pelo que:
  • Base de legumes: Xuxu, alho francês, courgete, brócolos, cenoura, cebola… existe uma grande variedade de alimentos que podemos colocar. Isto não significa que faça uma sopa líquida, como muitas pessoas pensam. Eu cá gosto de uma sopa bem cremosa e saborosa. O truque é mesmo colocar pouca água ou colocar mais legumes.
  • Colocar por cima, caso não goste de sopa passada algum tipo de verdura ao seu gosto, como agrião ou espinafres. Tenha cuidado com a quantidade de azeite que adiciona. Normalmente e quando tenho, costumo colocar coentros, que dá logo um sabor diferente à sopa. Também pode fazer uma sopa com leguminosas, ou trituradas ou mesmo em cima da base já feita.

É verdade que às vezes o transporte é difícil, principalmente para quem anda de transportes públicos, e muitas vezes assim também percebo mas sugiro que comam à noite. No entanto, hoje em dia já há marmitas que são ótimas para transportar e esta lancheira é uma delas: permite levar todas todas as refeições.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

4 respostas
  1. Mónica says:

    Eu adoro sopa e incluo diariamente na minha minha alimentação, ao almoço sempre e muitas vezes ao final do dia quando chego a casa antes do jantar ( tipo lanche ajantarado😊)

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  2. Joana says:

    Como sopa todos os dias!! Não quero emagrecer, simplesmente como porque me faz bem, é super saudável e eu adoro!! Prepara o meu estômago para o prato principal!!
    Bom artigo!

    Responder
  3. Ventania says:

    As sopas não são todas iguais, e partir do princípio de que todas as sopas são saudáveis não é correcto. Uma sopa bem confeccionada, sem refogados nem ingredientes industrializados, rica em fibras (que não sejam todas mecanicamente destruídas como acontece nos purés) e em nutrientes pode ser até uma refeição completa.

    Responder

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