3 truques para melhorar a obstipação

obstipação

Hoje trago um post mais informativo relacionado com a obstipação, para realçar a importância que a  alimentação apresenta nesta condições.

As causas da obstipação são multifatoriais, envolvendo alguns determinantes, tais como: genéticos, estilo de vida – hábitos alimentares e atividade física, psicológicos – stress, ansiedade. As pessoas que sofrem desta alteração intestinal, apresentam algumas queixas como as evacuações pouco frequentes, inchaço e dor abdominal.

A modificação dos hábitos alimentares – maior consumo de fontes alimentares ricas em fibra, a prática regular de atividade física e a manutenção de uma hidratação adequada são os principais fatores a ter em conta no tratamento da obstipação.  

As principais recomendações são as seguintes:

  • Aumentar a ingestão de fibra: consegue-se obter quantidades de fibra adequadas através do consumo de sopa, hortícolas cozinhados, flocos de aveia, cereais integrais, frutos gordos/oleaginosos, leguminosas, fruta e sementes de linhaça ou linhaça moída (ex.: no iogurte sólido adicionar sementes de linhaça ou linhaça moída e fruta). Para ideias de como aumentar a ingestão de fibra podem consultar o ebook 70 receitas saudáveis com aveia.
  • Ingestão hídrica: tentar sempre ter por perto uma garrafa de água ou até mesmo colocar lembretes no telemóvel, de forma a que seja mais fácil ingerir a quantidade adequada de água.
  • Manter ou aumentar a prática de atividade física: tente fazer pelo menos uma caminhada diária de 30 minutos. Se não for possível ir caminhar, opte por exemplo, pelas escadas em vez de utilizar o elevador.

Perder peso ou reeducar os nossos hábitos pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível. A nossa missão enquanto equipa é essa mesmo, demonstrar que para atingir o seu objetivo não precisa de dietas restritivas e sem sabor. Por isso mesmo, e se se identificar com o que escrevemos, pode marcar consulta de nutrição com uma das nossas nutricionistas, através deste link.

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

Além disso, preparámos também três planners para ajudar a controlar a ingestão de água e registo do sono, bem como de atividade física). Tudo isto por APENAS 19€.

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *