O comprar, ou não, quando vamos às compras para os mais pequenos lá de casa…? Primeiro que tudo, temos de ir às compras ´focados´, ou seja, saber o que vamos lá fazer, o que vamos lá comprar… não ir para lá passear e acabar por comprar mais coisas do que o necessário 🙂
A primeira sugestão é que não vão com fome às compras, independentemente do que vão comprar e além disso, que levem as crianças às compras para elas próprias, aprenderem o que se deve, ou não, levar para casa. Ou seja, ir com os pais, mas de forma a que percebam que existem alimentos que não devem fazer parte do carrinho de compras.
- Batatas-fritas: Quando me dizem que não há tempo para fazer arroz eu respondo: Fazer arroz demora cerca de 10 minutos e se já o tiverem feito (façam em grande quantidade), não demora tempo nenhum. Se me disserem que é para variar, eu sugiro que façam batatas fritas no forno, e em casa.
- Refrigerantes ou sumos: A água deve fazer parte do nosso dia-a-dia: tanto para os adultos como para as crianças. A questão de ´mas eles gostam´ significa que foram habituados a beber, pois na verdade, eles gostam do que lhes damos e do que faz parte do seu dia. Se quiserem optar por um sumo de vez em quando, optem então por opções 100% fruta. Por exemplo, se precisarem de produtos práticos e simples para transportar (para enviarem para a escola), têm os Fruta & Go da Nutriben, que são constituídos por 100% fruta e, por isso mesmo, quando é preciso facilitar, é uma ótima opção. Além disso, e uma mais valia, é servirem para adoçar receitas: eu, cá em casa, é isso que faço e já experimentei em panquecas e bolo de maçã.
- Lasanhas/pizzas congeladas: Voltamos à questão do tempo e que percebo perfeitamente que seja um grande desafio no nosso dia-a-dia. No entanto, há formas de conseguirmos organizar e planear as nossas refeições para que não seja necessário optar por estes tipo de alimentos. Claro que este tipo de alimentos podem fazer parte de um estilo de vida saudável, mas esporadicamente e talvez, quando for um dia especial ou festivo. Para os mais pequenos, que não fazem uma refeição igual aos adultos, há a opção destes Boiões de Refeições. Podem, por exemplo, ter em maior quantidade e para quando é necessário é só ir buscar à dispensa.
- Bolachas e bolachinhas: Outro alimento que acho que é de evitar, principalmente bolachas açucaradas ou com chocolate. Bolachas de arroz, por exemplo, diria que é uma opção para oferecer às crianças quando não temos mais nada. Em minha casa são o tipo de bolachas que tenho e além disso, costumo ser eu a fazê-las, o que ainda é melhor. Podem adoçá-las com fruta ou com puré de fruta, para que seja mais apelativo e para que os mais pequenos gostem.