Férias, férias, férias! Por isso mesmo, temos de começar a pensar em estratégias para manter a rotina alimentar e tornar as férias saudáveis com as crianças. É verdade que é uma época para relaxar, para descansar do ano letivo que passou, mas nunca podemos deixar de lado a saúde das nossas crianças. Por isso mesmo, tentar arranjar forma de incluir alimentos saudáveis no seu dia-a-dia, muitas vezes em colónias de férias ou em atividades diárias.
Claro que durante as férias é normal que se experimente as iguarias dos locais que visitamos e nem sempre é possível manter uma alimentação como desejávamos, mas o mais importante é mesmo tentar!
Assim sendo, são fundamentais algumas regras:
Não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço
Muitas crianças não querem comer logo de manhã mas é fundamental tentar arranjar estratégias para se habituarem a comer. Caso não aconteça, é mais provável que as crianças optem por alimentos altamente açucarados como bolos, chocolates e/ou donuts, uma vez que não existe “supervisão” dos pais.
Levar sempre água e lanches/snacks
Antes de mais, enviar uma garrafa de água todos os dias é fundamental à hidratação! Sumos e/ou refrigerantes são alimentos para ficar de lado! É fundamental que as crianças tenham sempre à disposição lanches saudáveis para terem uma alimentação equilibrada durante o dia e não passarem muitas horas sem comer, seja em casa ou para eventos desportivos. Pão escuro com fiambre de aves e legumes, frutos secos, lacticínios, bolachas de arroz são alguns exemplos. No entanto, é sempre importante ter em consideração a possibilidade de refrigeração destes alimentos.
Preparar a lancheira tendo em conta as horas que o seu filho vai ficar fora
Mais vale levar comida a mais, de forma a evitar que depois tenha de optar por ir ao café comprar comida, muitas vezes com opções não adequadas, ricas em açúcar e gordura.
Optar por enviar fruta simples e fácil de comer
Para que não seja um impedimento levar este tipo de alimento (maçã, nectarina, laranja, ameixas). Além disso, poderá também optar por enviar alguns legumes que sejam de fácil transporte, como tomate cherry ou cenoura aos palitos.
São alguns aspetos fundamentais a manter uma alimentação saudável nas férias, e por isso mesmo, é essencial planeamento para que consigamos ter o dia-a-dia organizado! Além disso, é também importante promover a prática de uma alimentação saudável diária, quer em casa quer fora de casa.
Deixo também este artigo onde pode ver algumas dicas importantes numa saída a um restaurante com crianças.