Search
Close this search box.

4 sugestões para controlar a vontade de comer doces

A vontade de comer doces, seja depois de almoço ou ao final do dia após um dia de trabalho, é uma das maiores dificuldades referidas pelos pacientes em contexto de consulta. E a verdade é que comer um chocolatinho após o café da hora de almoço ou ao final do dia fornece sempre aquele extra de energia. Significa isto que não pode comer um quadradinho de chocolate? Claro que pode. Poderá perfeitamente fazer parte de um estilo de vida saudável, desde que consumido com moderação.

No entanto, de facto, existem algumas estratégias que nos podem ajudar a resistir e a ter controlo sobre a quantidade de doces consumida:

  • Termine a sua refeição com uma peça de fruta mais doce (ex.: banana, pera), para sentir que conseguiu “fechar a refeição”. Pode ser uma excelente estratégia e se preferir, pode assar ou cozer a fruta e adicionar canela ou coco ralado, fica uma combinação perfeita.
  • Garanta que as suas refeições são completas e equilibradas: inclua uma fonte de hidratos de carbono, proteína e gordura nas suas refeições principais e intermédias. Em refeições principais, além de iniciar com a sopa de legumes, não deixe de lado os hidratos de carbono, (massa ou arroz) assim como em refeições intermédias não será expetável que deixe de lado o pão. Claro que não é obrigatório incluir, mas, caso seja um alimento que lhe forneça saciedade, não há razão para não o consumir.
  • Não salte refeições: Se passar muitas horas sem comer, de certeza que o que vai acontecer é que vai chegar ao final do dia com uma vontade enorme de comer alimentos doces (ou salgados) e o controlo das quantidades poderá ser difícil.
  • Tenha sempre snacks disponíveis: Deve estar a questionar-se o porquê de ser uma estratégia, mas eu explico porquê. Ao conseguir ter snacks disponíveis em casa ou na lancheira do trabalho, vai ajudar a que não passe horas e horas sem comer e consequentemente não tenha tanta vontade de comer alimentos pouco interessantes nutricionalmente. Uma estratégia que lhe posso deixar é a de levar sempre alimentos em maior quantidade (ou seja não contabilizar só os lanches que sabe que vai fazer), assim acaba por ter várias opções de escolha. Pode ver neste artigo, algumas sugestões de snacks para levar na sua lancheira.

 

Quer alterar alguns dos seus hábitos, mas não sabe como? A nossa missão, enquanto equipa é mesmo essa, auxiliar na mudança, que deverá ser feita de forma gradual para atingir o seu objetivo final. Para isso, poderá marcar a sua consulta de nutrição, com uma das nossas nutricionistas.

Artigo escrito por Nutricionista Mariana F. Cruz (5238N) | Equipa Põe-te na Linha

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *