5 dicas para comer hidratos de carbono e perder peso

“Tirei os hidratos de carbono da minha alimentação para conseguir perder peso” ou “Não como hidratos de carbono que não fazem falta” ou “Passo bem sem hidratos de carbono” ou até “Cortei nos hidratos, não como massa, arroz e batata nas refeições principais” são algumas afirmações frequentes em contexto de consulta. Vamos falar sobre isto na nossa MASTERCLASS GRATUITA de dia 7 de março, por isso inscreva-se já.

E se lhe disser que não precisamos de deixar de comer nenhum alimento em específico? Os alimentos que são fontes de hidratos de carbono, como o arroz, a massa ou o pão, não são uma exceção, uma vez que são estes que nos dão energia que precisamos para o dia a dia.

Alimentos como a massa, arroz, batata, pão, fruta devem fazer parte de uma alimentação diária, mas claro, nas quantidades certas para cada caso. A quantidade de alimentos consumida é sim, a chave para conseguir perder peso, e por isso deve ser sempre adaptada às necessidades individuais.

Estamos aqui para o ajudar nesse sentido, e por isso se tem como objetivo perder peso, faz todo o sentido ter um acompanhamento individual, sem dietas restritivas e pensando sempre no seu bem-estar físico e mental. Pode marcar consulta de nutrição com uma das nutricionistas da nossa equipa, através deste link.

Posto isto, trago-lhe 5 dicas para que não deixe de lado os hidratos de carbono por completo:

  1. Ao pequeno-almoço inclua, por exemplo, pão ou flocos de aveia de forma a tornar a refeição mais completa, o que irá permitir que fique saciada durante mais tempo. Desta forma, conseguirá controlar melhor o seu dia alimentar e deixar de lado alguns alimentos como bolachas ou barras de cereais, muitas vezes consumidos quando temos muita fome.
  1. Ao almoço e jantar, inclua uma porção de arroz/massa/batata no prato mas garanta sempre que antes comeu um prato de sopa de legumes. Assim, consegue controlar melhor as quantidades colocadas no seu prato.
  1. Quando for comer ao restaurante, peça para colocar apenas um acompanhamento no prato em vez de arroz e batatas, por exemplo. O importante não é deixar de comer, mas sim fazer as escolhas acertadas e controlar as quantidades que come nas refeições.
  1. Tenha atenção ao método de confeção, uma vez que, por exemplo, é diferente optar por batatas fritas ou por batatas assadas. O valor calórico das batatas fritas é muito superior, pela elevada quantidade de gordura utilizada na sua confeção, pelo que será melhor evitar e deixa-las para os dias festivos.
  1. Atenção aos toppings adicionados, uma vez que aumentam o valor calórico da refeição em si. Por exemplo, numa sopa de cenoura, que é pouco calórica, ao adicionarmos croutons irá automaticamente aumentar as calorias, o que pode não ser indicado num contexto de perda de peso. Além disso, sendo pão frito, não é o mais adequado.
 

Evite cortar radicalmente o arroz, a massa ou a batata nas refeições principais, bem como pão ou os cereais integrais nas refeições intermédias. Quando isto acontece a tendência é não ficar completamente saciada o que pode resultar em que pouco tempo depois sinta a necessidade de petiscar, por exemplo umas bolachinhas ou um chocolate. Se, por outro lado, tivesse feito uma refeição completa, teria ficado satisfeita e provavelmente não iria sentir necessidade destes extras.

Ainda acha que para perder peso tem de deixar de comer os hidratos? Conte-nos tudo nos comentários. 

Grupo de Desafios | Começamos dia 3 de abril

Para ter uma alimentação saudável e perder peso não precisa de entrar em dietas restritivas e complicadas. Por vezes basta mudar pequenos hábitos alimentares para que tudo se descomplique e se torne mais fácil! Neste desafio espera-se que em 28 dias seja capaz de mudar pequenos hábitos diários, mudando a sua alimentação para sempre. Com a motivação que precisa e com a companhia de pessoas que têm o mesmo objetivo, vamos conseguir!

 

Vai ter acesso a:

  • 28 dias, 28 desafios (1 desafio por dia)
  • Plataforma de aluno onde serão disponibilizados conteúdos
  • Documentos para complementar os desafios
  • Grupo privado no WhatsApp
  • Ementa todas as semanas com as receitas e lista de compras incluída
  • Ebook Guia Prático Rotulagem Alimentar
  • Ebook 50 Receitas de Peixe
  • Ebook 30 Receitas Muffins Saudáveis
  • Estratégias para emagrecer SEM passar fome
  • Estratégias para planear as suas refeições
  • Acompanhamento e motivação diária por 2 nutricionistas*

 

BÓNUS:

  • 340 Receitas + Ementa Automática (Excel)
  • Webinar para partilha e dúvidas (dia e hora a definir)

* O acompanhamento pelas nutricionistas não é individual, mas sim no grupo de WhatsApp para dúvidas e motivação

* Este programa só se irá realizar com um mínimo de 20 inscrições.

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Comentários

One Response

  1. Costumo comer GELATINA com GRANOLA no Café da Manhã e MAMÃO com Farelo de Aveia, AÇAFRÃO e Noz Moscada. Café com leite sem lactose, 1 colher de café de cacau em pó demerara e canela em pó. ALMOCO salada crua (molho alho,gengibre e vinagre de maçã) arroz, vegetais, carne. Peixe ou frango tudo feito no forno. NOITE iogurte prognóstico, noz moscada, granola e fruta. LANCHE 2 CASTANHAS DO PARÁ ou 6 CASTANHAS de CAJU. NÃO uso suco.Prefiro mastigar a fruta. Uso chás salsa, canela, gengibre, erva doce, hortelã grosso etc. PERGUNTA: ESTOU ME ALIMENTANDO BEM? Tenho 77 anos e não me queixo de nenhuma dor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *