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5 dicas para uma alimentação saudável na neve

Sou a Catarina, nutricionista da equipa põe-te na linha, e hoje conto-lhe um pouco mais sobre mim. Adoro viajar, seja para destinos de calor e praia, turismo cultural ou esquiar no inverno. Este ano, foi o terceiro que segui para mais uma aventura na neve, desta vez para Andorra.

Ainda sou uma principiante, ou seja, fico-me mais pelas pistas verdes (as mais fáceis), mas no ano passado já cheguei a experimentar as azuis, e correu bastante bem. Este ano consegui evoluir e experimentar uma pista vermelha (mais dificil). 

Quanto à viagem, fui com um grupo de amigos de carro e foram cerca de 13h de viagem até lá, o que realmente é bastante tempo e por isso começamos por planear logo a alimentação para a viagem longa que tinhamos pela frente.

Levamos connosco snacks, tais como, frutos gordos, queijinhos babybell e fruta, para que conseguissemos ter sempre opções interessantes e que saciassem durante o caminho. E claro, não esquecendo de algo fundamental, a água. No meu caso, um termo com uma infusão de limão porque com este frio o que me apetecia era mesmo uma bebida quentinha. 

Em Andorra, foram 4 dias em cheio de ski e por isso também planeamos as refeições antecipadamente e fizemos as compras gerais, porque como fomos de carro, levamos já imensas coisas para nos facilitar a alimentação por lá.

É importante referir que não é por estar de férias ou ir para um destino diferente, que não consigo manter uma alimentação saudável, pelo contrário, é tudo uma questão de equilíbrio e conseguir fazer boas escolhas alimentares.

Assim, partilhando e baseando-me na minha experiência, deixo-lhe 5 dicas manter uma alimentação saudável na neve:

  1. Planeie e organize os alimentos que quer levar consigo caso tenha disponibilidade para tal. Se não, quando chegar ao destino, a primeira coisa a fazer para se conseguir organizar será ir às compras para garantir que tem os alimentos certos e essenciais para o dia a dia (ex.: frutos gordos, panquecas, ovos cozidos, muffins).
 
  1. Leve consigo uma mochila para as pistas onde possa transportar os alimentos e snacks para as refeições durante o dia. Claro que pela logística, será mais conveniente optar por refeições práticas, mas que podem na mesma ser equilibradas nutricionalmente. Sandes com húmus ou atum e tomate cherry, ou com ovos e espinafres, por exemplo. Para além disso, fruta fresca ou em formato de embalagens de fruta espremida para se tornar mais fácil, e snacks como frutos gordos ou queijinhos.
 
  1. Se optar por comer fora, não prescinda de um prato de sopa de legumes e não se esqueça de fazer algumas trocas interessantes como garantir que no prato principal inclui legumes/e ou salada e que por outro lado evita os fritos e molhos. Pode ser desafiante, dependendo do destino que escolhe mas certamente conseguirá manter o básico.
 
  1. Mantenha-se fisicamente ativo, mas esta dica na verdade é fácil, uma vez que a esquiar nos mantemos bastante ativos durante o dia.
 
  1. Antes de ir de férias, também é importante garantir que deixa as coisas organizadas por casa, ou seja, que tem refeições congeladas para facilitar o regresso à rotina. Sopa, carne picada, arroz, papas de aveia e legumes congelados são algumas sugestões que lhe deixo.
 

O que achou? Guarde já estas dicas para uma próxima viagem na neve.

Foi uma semana em cheio mas já estou de regresso ao trabalho e por isso, pode ver aqui as minhas disponibilidades para consulta de nutrição.

Também costuma fazer férias na neve? Se sim, conte-me como costuma de fazer as refeições por lá, se tem alguns cuidados ao nível da alimentação.

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

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