Aquela ideia de ter que andar sempre a comer grelhados e cozidos quando queremos ter uma alimentação saudável devia ter passado de moda! Já eu gosto muito de peixe cozido ou de bife grelhado, mas não todos os dias! Se andarmos sempre a comer esse tipo de refeições é que temos a ideia de que temos uma alimentação restritiva e sem sabor nenhum.
Existem tantas formas de cozinhar saudável, que é uma questão de irmos sempre variando:
- Saltear: Normalmente faço os legumes salteados na wok, utilizando azeite, ervas aromáticas, especiarias e um pouco de sal. Claro que, se abusarmos na quantidade de azeite deixa de ser uma confeção saudável. Podem ver várias receitas de legumes para acompanhar as vossas refeições, aqui.
- Cozer: Normalmente os legumes que cozo são mais brócolos, couve portuguesa, cenoura, nabo. De resto, faço mais salteados ou estufados. Quanto à carne, e para facilitar as vossas refeições durante a semana, podem cozer carne, desfiar e guardar no congelador para quando não têm nada fazerem , por exemplo, uma salada. Para o peixe, a mesma coisa.
- Grelhar: Gosto muito de bifes grelhados com limão e ervas aromáticas por exemplo. Peixe grelhado também acho que é mesmo bom! Mas agora, andar sempre a comer grelhados acho que não é o mais adequado e é uma grande seca!
- Assar: Frango assado, perna de peru, pargo, rolo de carne, rolo vegetariano… há imensas receitas que podemos fazer no forno! Além disso, a coisa boa é que ao mesmo tempo que preparamos as refeições principais no forno, podemos fazer batata-doce assada, panquecas de forno (receita aqui), muffins (receita aqui). É uma questão de aproveitar o tempo e o calor do forno.
- Guisar ou estufar: O problema não é optar por este tipo de confeção, é sim, a quantidade de gordura que utilizamos, bem como depois ir molhar o pão no molho que fica no tacho. Isso sim, tem de ser evitado. Não é por comer frango guisado (sem pele e sem molho), que lhe faz mal à dieta! Aliás, se variar este tipo de confeções, é muito mais fácil cumprir o plano alimentar porque sente que não está constantemente em restrição.
Está sem ideias para as suas refeições? Pode ver as nossas sugestões de receitas tanto para as suas refeições principais como intermédias através do nosso Programa de Ementas semanais que pode ver aqui.