“Como posso variar mais as minhas refeições e não acabar sempre a comer o mesmo?”
É uma questão bastante frequente em contexto de consulta. Com a correria do dia-a-dia e juntamente com a falta de ideias, muitas vezes se faz uma alimentação monótona e pouco diversificada.
Se acontece o mesmo desse lado, experimente colocar em prática as seguintes ideias:
- Se ao pequeno-almoço lhe sabe mesmo bem o pão mas, na maior parte das vezes o acompanha com manteiga, experimente as seguintes opções para variar: queijo fresco, queijo fatiado, requeijão, queijo creme, ovos mexidos ou escalfados, húmus de grão-de-bico, pasta de amêndoa ou manteiga de amendoim.
Para além disso, pode mesmo variar e em vez de pão, optar por iogurte com cereais (flocos de aveia, cevada, milho) e fruta. Para dias com mais tempo, umas papas de aveia com fruta ou panquecas com fruta podem ser algumas ideias interessantes.
- Se acaba sempre por comer as mesmas frutas, porque não passar incluir algumas diferentes do que faz habitualmente? Existem variadíssimas frutas, pelo que da próxima vez que for às compras, experimente frutas variadas, de preferência, da época. Desafie-se a escolher uma que não seja habitual.
- Às refeições principais, o acompanhamento é mais do mesmo. Ora arroz, ora batata ou massa… E se lhe disser que existem mais opções que pode incluir e que são equivalentes, e não dão mais trabalho, pois é só cozer da mesma forma que coze o arroz. Algumas opções são: cuscuz, bulgur, quinoa, castanhas.
- Os hortícolas já enjoam de serem sempre cozidos, mas não sabe como variar? Experimente assá-los no forno ou salteá-los., colocar ideias de como fazer mesmo dicas simples. Veja aqui como variar a confeção dos legumes, para que nunca faltem no prato, pois são essenciais independentemente se o prato for de carne, peixe, vegetariano ou até se for uma pizza ou lasanha. Os hortícolas, sejam eles cozinhados ou crus (salada), devem estar presentes ao almoço e jantar.
Espero ter ajudado com estas ideias para conseguir variar mais a alimentação no dia a dia. Não sendo um hábito incluir determinado alimento, está sempre a tempo de o criar na sua rotina.
Em contexto de consulta, é algo que melhora ao longo do tempo e é muito interessante ver as fotos de refeições e receitas que chegam até nós, dos nossos clientes.
Se a monotonia alimentar é um desafio para si, conheça também os nossos e-books com imensas ideias e receitas.