Search
Close this search box.

6 dicas para reduzir o valor calórico das refeições

Quantas vezes já se questionou sobre o facto de achar que faz tudo certinho mas depois os resultados não aparecerem? “Ah mas eu nas refeições principais como apenas uma saladinha” A questão é: Será que a salada é nutricionalmente equilibrada? Quais são os seus ingredientes?  

É sobre isso que vamos falar hoje e por isso, aponte estas sugestões para que consiga ter um prato equibrado sem exagerar no seu valor calórico:

  1. Ocupe meio prato com legumes/e ou saladas: ao colocar uma grande quantidade de hortícolas no seu prato, vai fazer com que reduza a quantidade que come do prato em si.

 

  1. Escolha bem os alimentos: sabia que, se comer frango assado, a parte do peito tem uma menor quantidade de gordura que outras zonas? Além disso, é importante que deixe de lado a pele de frango. tenha atenção aos métodos de confeção que utiliza, reduzinda os fritos ou os alimentos cozinhados com muita gordura. Para além disso, tenha em conta os alimentos que escolhe.

 

  1. Tenha atenção aos molhos: se a opção é um prato com molho, tente servir-se com o mínimo possível ou então peça mesmo para lhe trazerem o prato sem molho. Por exemplo, se fizer carne à bolonhesa tente servir a carne sem molho, pois este tem sempre maior quantidade de gordura. Outros pratos como massa à carbonara, pode deixar para os dias mais especiais.

 

  1. Atenção à quantidade de azeite: apesar de o azeite ser a gordura de eleição é importante referir que é igualmente calórico como outros tipos de gordura, pelo que deve moderar a quantidade que utiliza porque dependendo da quantidade adicionada pode ter um prato mais ou menos calórico (uma colher de sobremesa de azeite tem cerca de 44kcal enquanto que uma colher de sopa cerca de 107kcal, ou seja mais do dobro).

 

  1. Evite os toppings: os queijinhos, os crotouns, os frutos gordos, e o abacate são alguns exemplos de alimentos que deve evitar adicionar às suas refeições no dia a dia. São ingredientes que acrescentam crocância e sabor aos pratos, mas não devem ser incluídos com regularidade porque fazem a diferença no valor calórico do prato. Por exemplo, se adicionar ½ abacate o valor calórico é cerca de mais 100kcal.

 

  1. Reduza o tamanho do prato: não relacionado com a constituição do prato em si, mas uma estratégia que também pode ser importante é o tamanho do próprio prato. Hoje em dia, os pratos tendem a ser maiores, por isso, optar por um prato mais pequeno faz com que reduza as quantidades que vai servir.

 

A constituição do prato na refeição principal irá sempre depender das necessidades individuais de cada um, mas num processo de perda de peso as quantidades que se consomem de cada alimento fazem a diferença, bem como tudo o que falámos anteriormente. A nossa equipa está disponível para a ajudar a alcançar os resultados que pretende, de acordo com a sua dinâmica familiar e gostos pessoais.

O que achou destas dicas? Costuma ter atenção a algum destes aspetos? Deixe nos comentários.

Artigo elaborado pela Nutricionista Catarina Martins Lopes | Equipa Põe-te na Linha

Imagina aprender a planear refeições saudáveis e equilibradas, sem complicações e sem gastar uma fortuna!

É precisamente isso que te ofereço no meu workshop, e agora, com os bónus exclusivos de Black Friday:

  • – Ebook de receitas ,
  • – Aula de dúvidas e – partilhas
  • – Guia “Planeamento eficaz de refeições “

 

Clica em saber mais e garante já a tua vaga no nosso workshop online!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?