Já não há dúvidas de que o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura pode ter consequências na nossa saúde: doenças cardiovasculares, obesidade, alterações do metabolismo das gorduras (ex.: colesterol elevado), pelo que devemos, por isso, moderar o consumo de gorduras.
- Carnes e Peixe: Quando for ao talho ou à peixaria, escolha sempre as peças ou as partes que têm menos gordura. Posteriormente, em casa, retire também todas as peles visíveis das carnes.
- Marinadas: Se por exemplo a carne for bem temperada (com especiarias/ervas aromáticas) acaba por ficar mais apurada e com mais molho sem a necessidade de adicionar tanta gordura na sua confeção. Experimente porque vai gostar. Normalmente nesta receita, nem costumo usar adição de gordura, e fica super bom.
- Panelas e frigideiras antiaderentes: Uma boa opção são os utensílios antiaderentes uma vez que dispensam a utilização de gordura. Caso seja necessário utilizar, a gordura de eleição deve ser o azeite, numa quantidade moderada.
- Cozinhar a vapor: Às vezes algumas receitas podem ser feitas a vapor ou até cozinhados apenas em água, preservando na mesma o sabor e a textura do alimento. Mas caso seja necessário acrescentar alguma gordura utilize o azeite de forma moderada ou verifique se a receita não pode ser feita a vapor ou com água.
- Assar: Opte por assar, seja carne ou peixe, retire previamente todas a gorduras visíveis do alimento e utilize bastante cebola, uma vez que esta deita muita água e diminui assim a necessidade de adicionar gordura ao preparado.
- Alimentos em conserva: Prefira o atum em água, ou no caso de utilizar a conserva em azeite ou óleo, é importante que com a ajuda de um coador passe o atum por água corrente, retirando toda a gordura e só depois então utilizá-lo.
- Não tempere as saladas com molhos ricos em gordura: Utilizar por exemplo sumo de um limão com uma colher de chá azeite é suficiente. Os iogurtes naturais também são uma boa opção para temperar saladas, mas atenção a algumas opções de iogurtes que podem ter um elevado teor de gordura (optar por versões mais light).
- Rejeite os molhos dos preparados: Mesmo que tenha sido preparado cuidadosamente com pouca ou quase nenhuma gordura, a carne ou o peixe acaba sempre por soltar um pouco de gordura, portanto transfira sempre que possível o preparado para outro recipiente e sirva-o sem o molho.
Qual destas técnicas é que costuma utilizar aí em casa?