Antes de mais, é importante referir que quanto mais fresco melhor. No entanto, e deixando a teoria um pouco de lado, alguns alimentos congelados dão muito jeito ter sempre em casa…
E porquê? Porque nem sempre conseguimos ter a nossa semana organizada, nem sempre chegamos a horas de fazer as nossas refeições e nem sempre temos paciência. Para estes dias temos de arranjar estratégias para nos ajudar da melhor forma e facilitar a nossa vida.
Muitas vezes o tempo é o nosso grande desafio… a gestão de tempo.
Por isso mesmo, a utilização de alimentos congelados acho que pode ser uma alternativa e uma solução para nos ajudar a manter uma alimentação saudável, quando não há tempo.
A pressão no trabalho, o cuidar dos filhos, o arrumar a casa, o trânsito… tudo isso influencia o nosso tempo, a nossa disposição para cozinhar e, consequentemente, a nossa alimentação.
Alimentos congelados são a solução, principalmente nos dias em que é uma correria.
Ora vejamos os que eu considero essenciais:
- Hortícolas congelados:
Nem sempre é possível ter tempo para chegar a casa e ter de arranjar legumes frescos para o jantar. Por isso mesmo, eu tenho sempre legumes congelados para esses dias, porque na verdade o que quero mesmo é ter legumes. Hoje em dia já existe uma grande variedade de legumes congelados e por isso mesmo, aproveitem para facilitar a vossa vida.
Normalmente compro brócolos, ou uma mistura de brócolos com cenoura e couve-flor. Mesmo assim, há imensas variedades, e é só optarem pelo que mais gostarem (alho francês, couve de bruxelas, misturas de vários).
- Fruta congelada:
Para quando me apetece um batido fresco pela manhã, pego numa mão de framboesas congeladas, junto aos outros ingredientes e dá um toque espetacular. Além disso, para juntar ao iogurte com flocos de aveia, também fica uma combinação muito boa.
Bem como para fazer sobremesas ou até gelados. Claro que podemos congelar nós a fruta e também o costumo fazer quando as bananas já estão muito maduras. Ainda assim, este tipo de alimentos pode ser uma estratégia para dar um toque final às suas refeições ou até para quando lhe apetecer fazer algo de diferente.
- Peixe congelado:
É um alimento que também costumo comprar e hoje em dia tento garantir que é congelado em alto mar. Ter sempre estes alimentos em casa garante novamente uma refeição saudável quando chegamos a casa tarde e o tempo é pouco. Facilmente se prepara num pirex, se leva ao forno e fica pronto num instante.
Para mim, estes são os alimentos que devemos privilegiar em termos dos alimentos congelados. O mesmo não considero saudável quando falamos de massa folhada, nuggets, panados, croquetes, rissóis e comidas prontas a consumir.
Boa semana para todos!