Sabias que a tua alimentação e o teu estado nutricional antes mesmo de engravidar já têm um grande impacto no crescimento e desenvolvimento do teu futuro bebé?
É por isso que recomendamos iniciar a suplementação com ácido fólico pelo menos 3 meses antes das tentativas para engravidar.
E talvez estejas a perguntar:
“Mas por que motivo tenho de começar antes, e não apenas quando já estiver grávida?”
A resposta é simples: um dos papéis do ácido fólico é ajudar a prevenir os defeitos do tubo neural. O tubo neural do bebé fecha-se muito cedo, entre a 3ª e 4ª semana de gestação — numa fase em que muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas. Por isso, é importante que o corpo já tenha reservas adequadas desde o início.
Outro ponto importante é a forma do suplemento.
O mais comum é encontrarmos o ácido fólico na forma não ativa, que precisa ser convertido pelo organismo em folato ativo. Porém, algumas mulheres têm uma alteração genética que dificulta essa conversão. Nesses casos, pode ser recomendada a suplementação diretamente com folato ativo, garantindo uma absorção mais eficaz.
Cada mulher é única, e por isso a escolha do suplemento deve ser personalizada. Se estás a pensar engravidar ou já começaste essa fase especial da tua vida, não precisas de passar por estas dúvidas sozinha.
Nas consultas de nutrição com a Dra. Débora, vais encontrar o apoio e a orientação necessários para te preparar da melhor forma para uma gravidez saudável e tranquila — para ti e para o teu bebé.




