Para hoje temos um artigo redigido pela Dra. Rafaela Teixeira. Na nossa equipa contamos com a Nutricionista Rafaela Teixeira, responsável pelas consultas de nutrição na área da alimentação vegetariana e fertilidade. Se tiveres interesse fazer a tua marcação aqui.
O padrão alimentar vegetariano caracteriza-se por ser um padrão alimentar no qual predomina o consumo de alimentos de origem vegetal. Este, se bem equilibrado e planeado é um padrão apto para todas as fases do ciclo de vida.
O padrão alimentar vegetariano insere-se na alimentação plant based, assim como o padrão alimentar mediterrânico. Através de diversos estudos a estes padrões têm vindo a ser associados diversos benefícios de saúde, entre os quais a diminuição dos marcadores de inflamação e imunológicos, do risco de desenvolvimento de cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e resistência à insulina, hipertensão, assim como poderão ser benéficos em situações de hipercolesterolemia e/ou dislipidemia. Outros autores têm verificado, também, o seu benefício na redução de peso e na redução da inflamação associada à obesidade.
A alimentação vegetariana que tem sempre por base a predominância de alimentos de origem vegetal e a exclusão de carne, peixe, moluscos e crustáceos, é classificada, consoante os outros alimentos que inclui/exclui, em:
- Ovovegetariana
- Alimentos excluídos: Carne; Peixe, moluscos e crustáceos; Leite e derivados
- Alimentos consumidos: Ovos; Alimentos de origem vegetal
- Lactovegetariana
- Alimentos excluídos: Carne; Peixe, moluscos e crustáceos; Ovos
- Alimentos consumidos: Leite e derivados; Alimentos de origem vegetal
- Ovolactovegetariana
- Alimentos excluídos: Carne; Peixe, moluscos e crustáceos
- Alimentos consumidos: Ovos; Leite e derivados; Alimentos de origem vegetal
- Vegetariana estrita e vegana
- Alimentos excluídos: todos os alimentos de origem animal (Carne; Peixe, moluscos e crustáceos; Ovos; Leite e derivados; Mel,…)
- Alimentos consumidos: Alimentos de origem vegetal
E por aí costumam de incluir refeições vegetarianas com que frequência? Aproveita para experimentar esta receita deliciosa.