E perguntam vocês: Que alimentos é que devemos preferir ter na nossa despensa? Apesar de nem sempre ser uma escolha fácil, é importante falarmos sobre este tema para vos ajudar a ter uma alimentação mais saudável.
Tudo começa no momento em que vamos às compras e por isso mesmo é fundamental termos uma lista detalhada e organizada para comprarmos apenas o que necessitamos. Precisa de ajuda a organizar a sua lista de compras e as suas ementas semanais? Então veja este planner, vai ajudar-lhe a organizar bem as suas refeições e compras.
Nesse sentido, e antes de prepararmos a lista de compras, temos então de verificar os alimentos que temos em casa e escrever os que estão em falta. O planeamento antecipado das refeições da semana pode ajudar à utilização dos alimentos que ainda temos na despensa, sem os desperdiçar, evitando também as compras em excesso.
Para que não haja a tentação de trazermos produtos por impulso, é importante sairmos de casa sem fome e, nas compras, evitarmos determinados corredores que têm algumas tentações que nos dificultam a vida.
Assim, e porque estamos apenas a falar da nossa despensa e não da lista de compras geral, deixamos alguns alimentos que permitem, num dia de maior stress, preparar snacks e/ou refeições num instante:
- Cereais de pequeno-almoço: flocos de aveia, cereais tufados (ex.: arroz puff, trigo puff)
- Farinhas: de aveia, espelta, arroz, coco (de acordo com os gostos pessoais)
- Leite ou bebida vegetal
- Bolachas (de arroz, milho, marinheiras sem sal)
- Pastas de frutos oleaginosos
- Frutos oleaginosos (amêndoa, avelã, caju, amendoim)
- Conservas de pescado (atum em lata, de preferência em água)
- Conservas de leguminosas (grão, feijão, lentilhas…) tanto para demolhar como enlatadas para facilitar as refeições
- Massa, arroz, esparguete
Precisa de inspiração? Não sabe como variar as suas receitas? Já viu o workshop que temos disponível para si este mês, com o tema “Como planear uma semana saudável”?