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Conheça a história do J.M.

De forma a conseguir transmitir-lhe que para ter uma alimentação saudável não é necessário que todas as mudanças ocorram de forma brusca, hoje trago o caso do J.M.

O J.M. chegou à consulta com o objetivo bem definido: melhorar a sua composição corporal, através da diminuição da massa gorda e do aumento de massa muscular. No entanto, mostrou-se muito reticente a algumas alterações alimentares e tinha muito a ideia de que para ter uma alimentação saudável era necessário fazer uma dieta. Aliado a tudo isto, não incluía sopa, legumes nem fruta na sua alimentação diária e tinha todos os dias disponível, no refeitório do seu local de trabalho, algumas sobremesas que para ele eram muito difíceis de resistir, pelo que acabava por comer todos os dias. Além disto, não fracionava o seu dia alimentar e chegava ao final do dia a exagerar nas quantidades consumidas e sentia um grande descontrolo alimentar.

Na consulta, em conjunto com o JM e indo sempre de encontro às suas preferências e gostos pessoais, ficaram definidas algumas estratégias, das quais:

  • Passar a incluir sopa em pelo menos uma refeição principal;
  • Incluir hortícolas e/ou salada nas duas refeições principais;
  • Incluir dois lanches intermédios (a meio da manhã e meio da tarde);
  • Comer pelo menos 2 porções de fruta diárias;
  • Limitar a sobremesa a 2 vezes por semana e optar por gelatina em vez de mousse.

 

Nas consultas seguintes, o JM chegou sempre bastante motivado e orgulhoso por ter conseguido, de forma gradual, realizar estas pequenas mudanças que a longo prazo e aliadas à prática de exercício físico, foram essenciais para a melhoria dos seus parâmetros e conseguiu atingir o que mais ambicionava: diminuiu a percentagem de massa gorda, aumentou a de massa muscular e diminuiu consequentemente a gordura visceral, que é a gordura que está a envolver os órgãos. É importante referir que o JM se sentiu bem consigo próprio sem restringir os alimentos que mais gostava, mas incluindo de forma moderada e não exagerada.

Com este caso, percebe-se que através de pequenas mudanças, realizadas de forma gradual, conseguem-se atingir os objetivos, com calma e consciência! Se se encontra numa situação idêntica, pode marcar a sua consulta de nutrição com uma das nutricionistas da nossa equipa.

 

Artigo escrito por:

Nutricionista Mariana F. Cruz (5238N) | Equipa Põe-te na Linha

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

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