Search
Close this search box.

Como garantir o consumo necessário de hortofrutícolas na semana

hortofrutícolas

Desde pequeninos que nos dizem que devemos comer hortofrutícolas e que estes são importantes, no entanto nem sempre lhes damos o devido valor. Então, hoje vou explicar-lhe um pouco sobre a sua importância e sobretudo deixar-lhe algumas estratégias que lhe podem auxiliar a garantir ou aumentar o seu consumo semanal de hortofrutícolas.

 

Para além da sua riqueza em fibras, vitaminas e minerais, os hortofrutícolas são ricos em fitoquímicos. O consumo regular destes alimentos contribui, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um efeito protetor contra várias doenças crónicas não transmissíveis como a obesidade, as doenças cardiovasculares e determinados tipos de cancro.

Assim, eis algumas estratégias para lhe auxiliarem no seu consumo:

 

– Garanta que os tem na sua listas de compras:

Os hortofrutícolas devem estar sempre presentes na sua lista de compras. Assim, torna-se mais difícil te esqueceres deles e garantir que os tem em casa sempre disponíveis e prontos para consumo. Opte por escolher logo 2 a 3 opções diferentes.

 

– Escolha os que mais gosta:

A diversidade de hortofrutícolas é enorme. Escolha aqueles que você e a sua família mais gostam, é sem dúvida mais motivador optar por incluir nas suas refeições os alimentos que mais lhe agradam e assim, os consumir com mais regularidade.

 

– Recorra às opções congeladas:

Quando não tiver tempo para preparar os seus legumes recorra às opções congeladas. Estas simplificam o seu trabalham e auxiliam-lhe nos dias em que tem menos disponibilidade. Assim, garante que consegue manter os seus bons hábitos, mesmo nos dias mais apressados.

 

– Faça em grande quantidade:

Quando for cozinhar opte por fazer em maiores quantidades, assim garante que não precisa de estar sempre a cozinhar e que os consegue garantir à mesma nas suas refeições.

 

– Cozinhe-os de diferentes modos:

Se variar for algo do seu agrado, para além dos diferentes hortofrutícolas pode variar também o modo da sua confeção. Pode por exemplo, optar por cozer, assar ou saltear o mesmo hortofrutícola, assim garante diferentes texturas e intensidades de sabor.

 

– Use e abuse dos hortofrutícolas:

Para além da sopa de legumes e dos acompanhamentos às refeições a que talvez já esteja mais habituado, pode recorrer também aos hortofrutícolas para outras das suas refeições, como por exemplo, se lhe apetecer um snack ou uma entrada para um dia especial, porque não recorrer também aos hortofrutícolas. Por exemplo, pode fazer espetadas em que utilize tomatinhos cereja ou outros legumes, uma torta ou muffin de legumes, chips de batata no forno.

O passo a passo para começares a comer de forma mais saudável e ao teu ritmo. Mais de 30h gravadas sobre planeamento semanal, rótulos alimentares e perda de peso.

 

Clica em saber mais e aproveita esta oportunidade!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?