Como manter uma alimentação saudável nas férias com crianças

Apesar de as férias já terem terminado, acho importante partilhar esta publicação para que possam guardar para um próximo fim-de-semana fora ou férias. Não me faz sentido justificar certas escolhas alimentares (desadequadas) por causa das crianças enquanto estamos de férias. ‘Ele pediu para comprar!’, ‘Ela só come bolachas se forem de chocolate!’, é uma realidade do que acontece, mas na verdade, estes pedidos acontecem porque as crianças querem o que conhecem e o que nos veem comer.

O Vasco também vai comer gelados/gomas um dia, claro que vai! Se eu também comi, ele também o irá fazer, de certeza, pois não vou conseguir controlar tudo… sempre. Faz parte do crescimento e da própria aprendizagem, mas não serei eu a promover esses alimentos em casa e/ou nas férias, essa é a diferença. Em casa somos nós que ditamos as regras, e por isso, se não temos determinados alimentos em casa, não vamos começar a ter agora que temos um filho. Se um dia ele for a uma festa e comer o bolo, saberá que isso é uma exceção e que ao chegar a casa terá na mesma a sopa de legumes antes da refeição principal.

Também oiço muitas vezes ‘Ah, mas eles a partir dos 2 anos deixam de gostar’. Sim, podem torcer o nariz, mas não podemos assumir que não gostam. Temos de ser o exemplo e NUNCA deixar de oferecer. Já houve dias em que o Vasco não comeu tão bem os brócolos, mas não fizemos um filme à volta disso. Vamos variando, damos o exemplo e, volta e meia, ele acaba por voltar a comer melhor determinado alimento.

Dá trabalho e é preciso paciência, mas a vida é mesmo assim. Depende do que faz sentido para nós e do que estamos dispostos a fazer.. a verdade é essa.

É possível manter uma alimentação saudável mesmo com crianças! Se isso nos fizer sentido, claro. Pelo menos a mim, como mãe, não me faz sentido promover o consumo de alimentos menos saudáveis no dia-a-dia alimentar do Vasco, até porque eu também não os como. Nas minhas férias mantenho os meus hábitos alimentares (Salvo raras exceções), pelo que os hábitos do Vasco também são mantidos. Mesmo assim, e ao haver alimentos diferentes, tento adaptar as receitas para dar ao Vasco, como por exemplo gelados caseiros ou bolos adoçados com fruta ou puré de fruta.

Não sei se já viram a minha receita de panquecas, em que as adocei com puré de fruta da @nutriben, e que pode ser uma alternativa rápida e simples para quando não têm fruta fresca em casa, por exemplo (podem ver a receita aqui). Nas férias tenho sempre Fruit & Go da Nutriben tanto para as viagens como em casa para quando saímos e para quando há pouco espaço na mala. Por exemplo, quando chegamos ao nosso destino nem sempre temos os alimentos logo  disponíveis, pelo que este tipo de produtos ajuda e muito! É como nas viagens de avião: levo sempre alimentos portáteis e simples, que me permitem não gastar dinheiro no aeroporto, como manter a nossa alimentação.

São eles:

  • Ovos cozidos
  • Puré de fruta Fruit & Go da Nutriben
  • Bolachas de arroz ou de milho
  • Sandes de queijo ou azeite
  • Banana, maçã ou pêra
  • Panquecas
  • Muffins
  • Água

    É nisto que acredito e que quero promover. Por exemplo, nas nossas férias tivemos sempre sopa, hortícolas a acompanhar, fruta, iogurte, bolachas de arroz e flocos de aveia para os pequenos-almoços e lanches, ou seja, nada muda.

    O que acham deste tema? Como gerem desse lado? Desculpem a minha sinceridade, mas se não fosse assim, não faria sentido 😘

    #1 Consistência
    #2 Opções saborosas, mas saudáveis
    #3 Ser o exemplo

Falando ainda da alimentação nas férias, eu considero que não dá mais trabalho… pois na verdade é só ´transferir´ a nossa alimentação diária para as férias, ou seja, manter tudo! Para quem não tem paciência para cozinhar para os mais pequeninos, por exemplo, existem diversas opções da @nutriben, super práticas, como por exemplo estas refeições em boião. Ficam a saber também que, ao se inscreverem com o meu código NUTRIMG15 no Clube Nutriben ganham 15 pontos e depois podem ir acumulando para trocar por produtos 🙂

Como é que costumam fazer desse lado? Mantêm a vossa alimentação ou é tudo diferente? Como é que gerem a alimentação dos miúdos nas férias? Quero saber!

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

Além disso, preparámos também três planners para ajudar a controlar a ingestão de água e registo do sono, bem como de atividade física). Tudo isto por APENAS 19€.

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