É importante que existam alguns hábitos alimentares no dia-a-dia do vossos filho/sobrinho/neto e tudo isso começa quando incentivamos a família a fazer a mesma coisa!
Escolher o local das refeições:
- Talvez mais ao fim-de-semana apeteça fazer uma refeição fora de casa e acabar por ir ao restaurante. No entanto, é fundamental fazer uma escolha acertada, ou seja, ir a um restaurante que tenha uma ementa que permita manter uma alimentação saudável.
- Não faz sentido ir a uma pizzaria se não é a refeição mais adequada para as crianças. Não vamos a uma pizzaria para pedir uma salada para as crianças. O compromisso tem de ser familiar!
- Claro que as crianças também comem alimentos menos interessantes do ponto de vista nutricional mas o importante é que existam escolhas. Se definem que a criança come batatas fritas, já não come sobremesa! O mesmo para os pais e para o resto da família.
Cuidado com as quantidades:
- Antes de mais, atenção ao tamanho dos pratos e dos copos que são colocados à mesa, pois influencia a quantidade de comida que ingerimos.
- Começar as refeições sempre com sopa! Não há razão para as crianças não comerem sopa antes do prato principal, não necessitando de repetir o prato. Além disso, os lanches que realizam durante o dia influencia também a fome na hora das refeições, sendo por isso importante que estas refeições estejam definidas e controladas. Precisam de ideias para os lanches, vejam aqui.
Mais algumas dicas importantes:
- Assim que chegar, pede uma sopa para todos;
- Recusa o pão, as azeitonas e os queijos da entrada. Aproveitem para comer a sopa enquanto espera pela refeição. No máximo, um queijo fresco;
- Pede para colocar uma maior quantidade de hortícolas ou salada, e reduzir um pouco no arroz/massa/batata. Normalmente tenho sempre de pedir uma salada à parte porque a quantidade que servem acaba por ser pouca.
- Faz escolhas: Se apetece mesmo as entradas, tenta optar por um prato mais saudável. Caso apeteçam umas batatas-fritas, deixem as entradas de lado e a sobremesa. Caso apeteça a sobremesa, já sabes, não abuses no resto. Mas estas dicas é para toda a família e não apenas para as crianças!
Partilhem comigo nos comentários sobre que temas gostavam de ver abordados.