E com as férias mesmo à porta para muita gente (pelo menos para mim), nada melhor que uma publicação sobre a nossa alimentação nesta época. Claro que durante as férias temos de provar as iguarias dos locais que visitamos, e nem sempre é possível termos uma alimentação como desejávamos, mas o mais importante… TENTAR!
Assim que chego ao destino tento para ir logo às compras e ficar com o frigorífico e a despensa organizada. Caso não haja frigorífico, compro apenas alimentos que não precisem de frio, assim pelo menos o pequeno-almoço e alguns dos lanches ficam logo definidos!
Dicas:
- Faça as suas refeições e snacks no dia anterior à viagem (para levar na viagem). Se deixar para o próprio dia, com tanta coisa para organizar, algo vai ficar para trás. Exemplo: Leve aveia para os pequenos-almoços. No dia seguinte era só juntar 1 iogurte.
- Compre diversos lanches que sejam fáceis de transportar na mala: cenouras, fruta (fácil de comer – maçã, pêra, banana), frutos secos (nozes, amêndoas), fruta desidratda, bolachas de milho/arroz (sacos individuais); vaca que ri light ou iogurtes bebíveis,
- Ir às compras assim que chega ao seu destino: Pelo menos para comprar fruta, água e snacks para os dias seguintes. Eu vou sempre às compras para ter os alimentos que normalmente tenho em Lisboa e assim torna tudo bem mais fácil.
- Tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa/hotel: Iogurte, flocos de aveia, peça de fruta, ovos, panquecas… se quiserem ideias de pequenos-almoços, aqui. Por vezes no hotel nem sempre existem opções saudáveis, mas dentro do que o houver, tente fazer as melhores escolhas (não tenha o pensamento perdido por 100 perdido por 1000).
- Andar sempre com água e lanches na sua mochila: de certeza que diminui a probabilidade de passar pelos cafés e optar por refrigerantes ou sumos (ainda por cima em locais onde o calor é imenso) e de snacks menos saudáveis;
- Se quiser levar sandes para o seu almoço aproveite para utilizar pão do tipo integral e acrescentar sempre alguns legumes ou verduras (Ex: Pão Integral, Atum, Tomate, Alface). No entanto, pode optar por saladas frias para os seus almoços na praia, que é bem mais saciante e assim não precisa de passar o dia a comer pão.
- Quando almoçar/jantar fora, peça sempre uma salada ou verduras para acompanhar o prato principal. Se possível, inicie com uma sopa. Além disso, pense sempre no que prefere comer, para não optar pelas entradas, batatas-fritas e sobremesa.
As férias não são uma razão para não termos uma alimentação saudável, nem uma razão para aumentar de peso, uma vez que podemos manter o nosso dia-a-dia, com algumas exceções.
3 Responses
Se estiver num hotel não me consigo dedicar a 100% às opções mais saudáveis. No entanto, se não estiver, e como sou vegetariana, é muito simples: um smoothie ao pequeno-almoço, fruta ao almoço e uma refeição cozinhada ao jantar. É bastante fácil, até porque com calor só tenho vontade de comer fruta.
É uma questão de nos tentarmos organizar 🙂 Apesar de gostar muito de fruta, temos de ter cuidado com as quantidades ingeridas 🙂
Humm, aí não concordo. É necessário termos cuidado com a fruta se consumirmos peixe, carne, leite, ovos ou gorduras provenientes de óleos, como o azeite. No meu caso posso comer quanta fruta quiser, sou até parcialmente frutariana 🙂