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6 hábitos alimentares a incluir no pós-parto

Após o parto, a mãe dedica muito tempo à amamentação.
É importante que nesta fase exista, tal como sempre, uma alimentação equilibrada, variada e completa. Por vezes existe a preocupação da mãe em perder o peso que ganhou durante a gravidez, mas esta perda de peso tem de ser sustentada e devagar.

Se se encontra nesta fase, atente às seguintes sugestões de hábitos a ter (e manter) no pós-parto:

  1. Exagere nos legumes da refeição, não custa nada e torna as refeições muito mais nutritivas. Não obrigatoriamente legumes cozidos mas sim legumes estufados, na wok ou até salteados (com pouco azeite).

  2. Prefira cereais integrais: deixe o pão branco na prateleira do supermercado. Não pense em trazer “apenas um” que está mesmo quentinho, para aquele dia. Opte por pão de mistura ou integral. Além disso, deixe o pão de lado nas refeições principais.

  3. Opte por comer fruta durante o dia. Por exemplo 2 peças de fruta entre as refeições, deixando-as de lado à refeição. Se está farta de fruta fresca, porque não cozer umas maçãs ou assar umas peras? A canela como topping dá-lhe um aroma e um sabor ótimo, colmatando também a vontade do doce muitas vezes presente.

  4. Inclua gorduras “boas” no dia-a-dia: nozes, amêndoas, cajus, azeite são alguns exemplos. Pode comer por exemplo no lanche da manhã ou da tarde. Quantidades moderadas, sempre!

  5. Beba água! Se não lhe apetecer , opte por chás ou infusões (mas claro, sem adição de açúcar). Se costuma esquecer-se, comece por beber um copo de água/chá sempre antes e depois de cada refeição.

  6. Assim que estiver recuperada e com autorização médica, organize-se e pense numa atividade física que gostasse de fazer. Caminhadas pode ser o início ou então a inscrição na natação, a compra uma bicicleta e aproveitar para dar umas pedaladas enquanto vê televisão. Há muitíssimas opções!

 

A alimentação da mãe é fundamental também para a nutrição do bebé, pelo que se quiser perder peso, o importante é comer alimentos que lhe façam bem e deixar de lado alimentos altamente calóricos que não fazem bem a ninguém.

Não se esqueças que, ter uma alimentação saudável é:

  • Comer bem!!!
  • Comer “todos” os alimentos de forma adequada e equilibrada. Dependendo dos nossos gostos e de alguma patologia que possamos ter podemos comer pão, cereais, lacticínios, fruta, arroz/massa/batata, peixe/carne assada/guisada/estufada/cozida/grelhada, legumes ou saladas, frutos gordos, ovos…
  • Comer frequentemente, de acordo com o nosso dia-a-dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e se necessário, ceia).
  • Incluir sopa ao almoço e ao jantar. Irá ajudar-nos a manter a saciedade ao longo do dia. 
  • Deixar de lado alimentos processados, como bolos de pastelaria, bolachas.
  • Reduzir a quantidade de gordura que utilizamos para fazer as nossas refeições e utilizar como gordura de eleição o azeite.
  • Não comer pão à refeição. Isto porque já comemos ou arroz ou massa ou batata doce ou grão ou feijão… Que tal deixar para as refeições intermédias?

 

Espero ter ajudado de alguma forma!

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

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