Para uma alimentação completa e equilibrada é muito importante planearmos as nossas refeições e a nossa semana.
E porquê? Porque senão torna-se difícil conseguirmos chegar a casa tarde e conseguir pensar num jantar equilibrado, por exemplo.
Hoje que já é sexta-feira, que tal organizar este fim-de-semana e preparar a semana que aí vem? Ou pelo menos parte dela? Confira algumas das minhas sugestões:
- Planeie as refeições semanais antes de ir às compras: por exemplo frango guisado, peru no forno, coelho, dourada grelhada, peixe espada no forno, salmão grelhado ou omelete de espinafres. Pode ver aqui uma ideia de ementa semanal.
- Estipule um orçamento: assim é mais fácil de comprar apenas o necessário e não tudo o que está no supermercado.
- Faça sempre uma lista de compras com os artigos que necessita: além de evitar comprar produtos desnecessários, ajuda a que não se esqueça realmente do que é indispensável. Se quiser saber quais os alimentos que para mim não podem faltar em casa, veja esta lista de compras.
- Evite ir às compras com fome: a quantidade de artigos no seu carrinho será mais impulsiva e acabará por trazer mais produtos do que os que precisa e, provavelmente, alimentos menos interessantes nutricionalmente.
- Não se entusiasme com embalagens atrativas: os hipermercados e as suas estratégias de marketing (preços mais baixos, embalagens apelativas) fazem com que diversas vezes caiamos na tentação de trazermos mais do que realmente precisamos. Até pode ser interessante substituir produtos de marca por outros mais baratos “sem marca”.
- Opte por produtos que estejam próximo do fim do prazo de validade: normalmente estão bem sinalizados com etiquetas e são mais económicos.
- Leve mais hortícolas e frutas para casa: passamos muito pouco tempo na zona dos produtos frescos. Vamos ter atenção a isso e analisar melhor todos legumes, hortaliças e frutas que temos à nossa disposição.
- Hortícolas congelados: aproveite esta opção para conseguir ter em casa uma diversidade elevada deste tipo de produtos. Assim, quando não tiver legumes frescos em casa, pode sempre optar pelos congelados, que são uma opção igualmente interessante.
- Opte por produtos simples: iogurtes naturais ou de aroma, cereais sem adição de chocolate, leite simples em vez de chocolate são alguns exemplos.
- Não olhe apenas para a prateleira ao nível dos olhos: normalmente, os hipermercados colocam os alimentos mais calóricos na prateleira ao nível dos olhos, uma vez que a nossa tendência é pegar no primeiro alimento que vemos, e não, analisar os restantes. Neste sentido, alargue o seu campo de visão e repare em todos os produtos, de forma a fazer a escolha mais acertada.
E por aí, como costumam ser as compras para a sua semana?