Malta, antes de mais quando temos fome à noite, temos de comer. Aquela velha questão de ir para a cama cheios de fome, sem comer nada para mim não faz sentido… até porque é um sofrimento! E quando associamos ter uma alimentação saudável ou perder peso a algo que nos faz sofrer, não terá bom resultado! AGORA, claro que é importante perceber se é fome ou se é vontade de comer… ou então, se for passado pouco tempo do jantar, refletirmos se jantámos bem ou não… Porque deixar de jantar, e optar apenas por um prato de sopa e uma peça de fruta ou uma gelatina (como se ouve muitas vezes), e depois andar a comer bolachas ou torradas antes de ir para a cama, não é de todo o mais adequado!
Se jantamos pelas 20h00 e nos vamos deitar às 00h00, pode acontecer ter fome e por isso não terá mal nenhum fazermos um pequeno snack para ficarmos mais confortáveis! Mas se jantarmos às 20h00 e às 21h00 já queremos comer, não será fome de certeza! Mas sim… vontade de comer! E isso sim, é que temos de perceber porque é que acontece e de que forma é que podemos dar a volta a isso. Na maioria dos casos, passa por jantar melhor e não ´jantar qualquer coisa´.
Eu normalmente tenho fome antes de ir para a cama, e muitas vezes também tenho vontade de comer, principalmente nos dias em que foi um dia intenso de trabalho ou se passei algumas horas sem comer. Já me conheço bem, e se passar a tarde toda no consultório sem intervalos, e sem lanchar em condições, saio de lá esfomeada e com vontade de comer este mundo e o outro!! Sim, a mim também me acontece 🙂
Agora, se queremos comer antes de ir para a cama, podemos ter em atenção as escolhas que fazemos e deixar de lado bolachas açucaradas, folhados, bolos, batatas fritas, doces, sobremesas… o que muitas vezes acontece! Até porque, esse tipo de alimentos deve ficar de lado todos os dias e não incluirmos na nossa alimentação diariamente. Agora, e mesmo que mais saudável, se comermos em grande quantidade, além do que precisamos, engordamos à mesma, ok?! O que eu quero dizer com isto é que apesar de existirem alimentos mais interessantes, se abusarmos, não é por isso que mantemos o peso!
Podemos sim, optar por opções mais nutritivas:
- Iogurte natural + Frutos secos
- Fruta fresca + Queijo fresco
- Queijo fresco
- Bolachas de arroz
- Chá + Mix de sementes
- Ovo cozido
- Panqueca (receitas aqui) + Frutos vermelhos
Para os mais gulosos:
- Bolachas de arroz com manteiga de frutos secos
- Fruta doce (maçã cozida, pera assada, banana) + Canela + Frutos secos
- Banana + Manteiga de amendoim
- Iogurte batido com fruta e manteiga de amendoim
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha
3 Responses
Boa tarde,dra.LI o seu artigo e gostava de saber aonde encontrar manteiga de frutos secos_tenho sempre em casa bolachas de arroz sem sal ,mas se comer sem nada fico “desconsolada”.
Muito obrigada.
Existe no supermercado mas normalmente eu compro no site da prozis 🙂
Vejo que vc sempre fala sobre arroz… é possível comer arroz e emagrecer…