Search
Close this search box.

Os 5 maiores erros que não vai querer fazer em dezembro

Dezembro já chegou, e muitas vezes acabamos por viver o Natal o mês inteiro. Mas a verdade é que, o Natal é nos dias 24 e 25, e não do dia 1 de dezembro a 7 de janeiro, dia dos Reis. Assim sendo, é importante termos alguma moderação e controlar os “excessos” exagerados ao longo do mês. Por um lado são os convívios de Natal ao longo de todo o mês e por outro, a maior oferta e disponibilidade de alguns alimentos, como chocolates ou bolos no trabalho. É verdade que pode ser desafiante, mas é possível haver controlo e moderação. Na verdade, é tudo uma questão de escolhas e do que é, ou não, uma prioridade para nós. 

Perder peso é uma dificuldade para si? Ou quer simplesmente melhorar os seus hábitos alimentares? Pode marcar a sua consulta de nutrição aqui

Assim, partilhamos consigo 5 “erros alimentares” que deve evitar evitar ao longo do mês de dezembro:

  • Iniciar as compras com muita antecedência: Nesta altura o marketing e publicidade de determinados alimentos típicos do Natal é bastante intensivo e por isso mesmo, existe uma maior disponibilidade destes produtos. No entanto, não é por isso que tem de começar a comprar todas as iguarias desta altura com demasiada antecedência. Se o fizer, a probabilidade de os consumir frequentemente vai ser maior e por isso mesmo o nosso conselho é que deixe estas compras para uma altura mais próxima dos dias de natal.

 

  • Comer fatias douradas ao pequeno-almoço ou lanche: Tal como dissemos no ponto anterior, e apesar de uma maior disponibilidade deste tipo de alimentos, não devem ser integrados numa rotina diária. É importante que mantenha os seus hábitos e caso queira comer uma fatia dourada, o melhor é comer após a refeição e num dia “especial” ou de festa. Claro que pode ser difícil resistir, mas por isso mesmo, tente não tê-los em casa durante o mês de dezembro. Quer variar o pequeno-almoço durante este mês mas não tem ideias? Conheça já o nosso e-book com 50 receitas deliciosas e ótimas para esta época.

 

  • Comer um bolo ou um chocolate no trabalho:. É realmente uma época de muitas tentações e em que é comum haver uma maior oferta de alimentos no próprio local de trabalho caso os seus colegas optem por comprar estes alimentos. No entanto, e sendo o objetivo perder ou manter o peso, o consumo deste tipo de alimentos não deve ser desmedido. Não será preferível comer o bolo ou a sobremesa ao fim de semana, do que a uma terça-feira no trabalho? Só porque os colegas levam determinados alimentos para o trabalho, não pode ser desculpa para os consumir. Uma sugestão passa por experimentar fazer e levar um bolo mais interessante de ponto de vista nutricional para partilhar com os colegas, e caso precise de ideias, conheça o nosso e-book com 30 receitas de bolos saudáveis.

 

  • Fazer excessos alimentares recorrentes. A comum frase ´só porque é Natal´ não deve ser motivo para comermos e bebermos tudo e mais alguma coisa em todos os convívios que temos durante o mês. Imaginando que tem 2 convívios por semana, será importante saber equilibrar e fazer escolhas, conforme o que lhe faz mais sentido. Para ajudar a prevenir os excessos alimentares, deve evitar saltar refeições com o pensamento de poder aproveitar os convívios à vontade. Assim sendo, faça todas as refeições como habitualmente e se fizer sentido faça até uma refeição leve antes de ir para o almoço/jantar. Um prato de sopa antes de sair de casa ou como entrada no restaurante é uma ótima forma a aumentar a saciedade e reduzir o que vai comer de seguida.

 

  • Aproveitar para ficar mais por casa: Claro que os dias são mais frios e com a chuva, o que poderá apetecer é passar mais tempo em casa. No entanto, isto não deve ser sinónimo de passar o dia inteiro sentado/a. Provavelmente já passamos muito tempo sentados durante a semana a trabalhar e por isso devemos tanto quanto possível aumentar a atividade física diária. Pequenas atividades como ajudar a levantar a mesa, e organizar a loiça ou fazer uma caminhada após as refeições são algumas ideias para que aumente a sua atividade diária: Não se esqueça, tudo conta. 

 

Identifica-se com algum destes erros? Qual a sua maior dificuldade no mês de dezembro? Deixe nos comentários. 

O passo a passo para começares a comer de forma mais saudável e ao seu ritmo. 

Clica em saber mais e marca já a tua consulta de nutrição com a nossa equipa.

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Testemunhos

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?