Para uma alimentação completa e equilibrada é muito importante planearmos as nossas refeições. Porquê? Porque senão torna-se difícil conseguirmos chegar a casa tarde e manter um jantar saudável por exemplo.
- A redução do número de refeições durante o dia é um dos “erros alimentares” mais observados, passando muitas horas sem comer. É importante que tente realizar 5 a 6 refeições diárias, não ficando mais de 3h30m sem comer. Senão, ao fim da tarde vai estar cheio de fome e é mais difícil controlar o que vai comer;
- Caso a sua tarde seja bastante longa, pode até fazer sentido realizar dois lanches. Assim é muito mais fácil controlar o apetite e não chegar cheio de fome ao fim da tarde, com vontade de “comer tudo e mais alguma coisa”. Ou seja, evita a ingestão de uma grande quantidade de alimentos e calorias numa só refeição. Para exemplos de lanches, veja esta publicação.
Que tal organizar e preparar a semana ? Assim:
- Planeie as refeições semanais antes de ir às compras (Exemplo: frango guisado, peru no forno, coelho, dourada grelhada, peixe espada no forno, salmão grelhado, omelete de espinafres). Pode ver aqui uma ideia de ementa semanal.
- Estipule um orçamento, pois assim é fiel aos produtos necessários e não compra tudo o que está no supermercado.
- Faça sempre uma lista de compras com os artigos necessários. Além de evitar que compre produtos desnecessários, ajuda a que não se esqueça do que é indispensável. Se quiser saber quais os alimentos que para mim não podem faltar em casa, veja esta publicação.
- Não vá com fome, pois a quantidade de compras realizadas será mais impulsiva e muitas vezes, pouco saudáveis.
- Não se entusiasme por embalagens publicitárias atrativas: os hipermercados e as suas estratégias de marketing (preços mais baixos, embalagens apelativas) fazem com que diversas vezes caiamos na tentação de trazermos mais do que realmente precisamos.
- Leve mais legumes e hortaliças para casa: Passamos muito pouco tempo na zona dos produtos frescos. Vamos ter atenção a isso e analisar melhor todos os hortícolas que temos à nossa disposição.
- Hortícolas enlatados: Aproveite esta opção para conseguir ter em casa uma diversidade elevada deste tipo de produtos. Assim, quando não tiver vegetais ou legumes frescos em casa, pode sempre optar pelos enlatados.
- Compra simples: Opte por produtos simples. Iogurtes naturais ou de aroma, cereais sem adição de chocolate/morango, leite simples em vez de chocolate, são alguns exemplos.
- Não olhe apenas para a prateleira ao nível dos olhos: Normalmente, os hipermercados colocam os alimentos mais calóricos na prateleira ao nível dos olhos, uma vez que a nossa tendência é pegar no primeiro alimento que vemos, e não, analisar os restantes. Neste sentido, dê uma vista de olhos a todos os produtos, de forma a fazer a escolha mais acertada. Se não sabe, temos um e-book que lhe ajuda nesta parte da análise de rótulos de produtos alimentares, que lhe permite melhorar as suas escolhas alimentares.
Diga nos comentários se tem hábito de aplicar estas estratégias no seu dia a dia.