7 dicas para tornar as sobremesas de Natal mais saudáveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Um dos grandes desafios do Natal são então as sobremesas e por isso mesmo, nada melhor que algumas dicas que nos permitam, sem desvirtuar a receita, torná-las mais saudáveis.

Assim, tem de começar a ter em atenção o tipo de ingredientes utilizados, a quantidade de gordura e o tipo de tipo de confeção culinária. Como ainda faltam uns dias para o Natal, escrevo já esta publicação para se puderem organizar, ir às compras, e quem sabe… experimentar receitas 🙂

Importante é dizer que esta publicação nada tem haver com radicalismos e nada relacionado com a questão de não se comer no natal… porque eu própria vou comer! Mas se conseguirmos pequenas mudanças, por mais pequenas que sejam, já nos ajuda!

  • Utilizar metade da quantidade de farinha indicada na receita e metade de farinha do tipo integral (mais rica em minerais e fibra). Se for possível substituir na totalidade. Pode experimentar outros tipos de farinha, como de aveia, arroz. Ou seja, dar asas à imaginação!

  • Reduza no açúcar: Pode começar por passar para metade da quantidade indicada na receita e assim sucessivamente, reduzindo sempre (experimente utilizar açúcar amarelo, mel ou stevia). É importante também não esquecer que existem especiarias que ajudam a dar sabor, como a canela.. o que nos ajuda a diminuir a quantidade de açúcar. Além disso, não polvilhe com açúcar, muitas vezes é o hábito e não faz falta.

  • Utilizar o azeite em vez de óleo ou manteiga. Além disso, não coloque o azeite a “olhómetro”t e tente reduzir a sua quantidade. É completamente diferente fritar os pastéis de bacalhau, ou fazê-los no forno, como eu fiz. Podem ver aqui a receita e eu garanto que vão adorar.

  • Substituir as natas por iogurte natural ou até por queijo quark. Hoje em dia já existem imensas opções que nos permitem substituir as natas.  Por exemplo, também já fiz um bacalhau espiritual sem receitas, onde utilizei queijo quark e queijo ralado.

  • Experimente adicionar frutas ou legumes durante a confeção (Ex: Abóbora, Cenoura, Banana, Maçã… Já pensou que dão logo um sabor doce à sobremesa? Assim pode reduzir na quantidade de açúcar.

  • Opções magras: Substitua o leite gordo ou meio gordo por leite magro.

  • Chocolate: Tente optar por chocolate com maior % de cacau.

Além disso, tenho um menu especifico para o Natal, aqui, onde podem ver tudo o que vou publicar sobre esse assunto até lá!

No entanto, e claro, estas modificações só fazem sentido em algumas receitas e não em todas. O importante nestes dias é mesmo termos controlo no que comemos, e não deixarmos de experimentar as iguarias tão típicas desta época.

Já tem aquelas formas de silicone? São uma ótima forma de tornar as sobremesas mais saudáveis, uma vez que não é necessário untar a forma antes de ir ao forno!

Para marcação de consultas comigo ou com alguma nutricionista da equipa podem fazê-lo diretamente no site, aqui neste menu. Caso não haja vaga um horário ou dia que dê para si, pode enviar mensagem privada para ajustarmos :) 

Convido a subscrever a newsletter em baixo para receber uma ementa gratuita e para ter acesso a conteúdos exclusivos :) 

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

.

Os mais vistos

Ebooks

Newsletter

.

Segue-me

Instagram

Comentários

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *